Que os preços dos carros eletrificados no Brasil ficariam mais caros a partir do início de 2024 , todos já esperavam. Algumas fabricantes até conseguiram segurar os preços anteriores durante o mês de janeiro, como é o caso da GWM e Seres , ao contrário da Volvo , que aumentou o preço de seus carros a partir de 5% .
O Volvo EX30 , o carro elétrico de entrada dos suecos, teve um acréscimo de R$ 10 mil no seu preço, e agora é oferecido a partir de R$ 229.950 . Em outras versões, o aumento foi maior, confira os preços abaixo:
EX30 Core Single Engine (51 kWh): R$ 229.950
EX30 Core Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 249.950
EX30 Plus Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 277.950
EX30 Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 293.950
Acima do EX30 estão o XC40 e o C40 , que agora partem de R$ 342.990 e 359.950 , respectivamente. O aumento do C40 foi o menor entre a gama da marca, sendo de R$ 5.000 para a versão de um motor.
Entre os híbridos, a Volvo prometeu repassar apenas 10% dos 12% de imposto de importação. Portanto, o XC60 híbrido plug-in agora é comercializado por R$ 449.950, enquanto o XC90, também híbrido plug-in custa R$ 608.950.
Volvo XC40
Recharge Plus (69 kWh): R$ 342.950
Recharge Twin Ultimate (78 kWh): R$ 405.950
Volvo C40
Recharge Plus (69 kWh): R$ 359.950
Recharge Twin Ultimate (78 kWh): R$ 418.950
Volvo XC60
T8 Recharge Plus: R$ 449.950
T8 Recharge Ultimate: R$ 492.950
T8 Recharge Ultimate Dark: R$ 503.950
T8 Polestar: R$ 525.950
Volvo XC90
T8 Recharge Plus: R$ 608.950
T8 Recharge Ultimate: R$ 659.950
T8 Recharge Ultimate Dark: R$ 671.950
Em 2023, a Volvo teve seu melhor ano em termos de vendas e mesmo com a chegada dos impostos de importação, espera crescer 85% em 2024, com 65% do seu volume de venda sendo de carros exclusivamente elétricos.
Ano passado, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o Volvo mais vendido foi o XC60, com 4.335 unidades comercializadas.