A Volkswagen tem o sonho de oferecer um carro elétrico a preços bem acessíveis na Europa, isso não é novidade. Para isso, a marca pode ressuscitar o nome do Up! , compacto urbano comercializado no Brasil entre 2014 e 2021.
Segundo a revista britânica Autocar , a VW trabalha em dois carros elétricos de entrada para o mercado europeu . O primeiro seria baseado no conceito ID.2All e custaria cerca de 25 mil euros (R$ 134 mil), enquanto um modelo ainda menor, abaixo dos 20 mil euros (R$ 107 mil).
A meta da fabricante é trazer o novo subcompacto às ruas nos próximos três anos . A novidade chegaria para substituir justamente o Up , que teve sua produção encerrada no Velho Continente ano passado .
“O ‘ID1’ será próximo do Up no que diz sobre a utilização do carro. Não existem muitas possibilidades para desenhar um veículo pequeno para cidades em termos de visual. Será um carro que converse com o DNA da Volkswagen, mas aliando funcionalidade e preço baixo”, declarou Kai Grünitz, chefe de desenvolvimento técnico da marca.
Segundo a publicação britânica, o executivo esteve próximo de confirmar categoricamente que o modelo marcará o retorno do nome Up . Recentemente, um alto executivo da marca já declarou que a Volkswagen quer seguir utilizando seus nomes famosos como Golf e Passat, por exemplo, na era elétrica.
“Você precisa de um carro pequeno que seja acessível ao consumidor base. Por isso a meta de 25 mil euros para o ID 2all e também o esforço em criar um veículo abaixo dos 20 mil euros”, concluiu o executivo.
Mas quando chega ao mercado?
Segundo Grünitz, o novo sub compacto da Volks chegará ao mercado “alguns anos antes do fim desta década”, ou seja, podendo ser entre 2027 e 2028.
Mas o que esperar desse carro elétrico acessível?
O executivo explicou o que o consumidor dessa faixa de preço busca, o que pode adiantar algumas funcionalidades que estarão (ou não) no “ID1” ou Up.
“Esse carro precisa se encaixar nas demandas do cliente nessa faixa de preço. Não é necessário tecnologia de ponta nesses carros. Talvez utilizar seu próprio dispositivo no carro ao invés de instalar um grande sistema de multimídia, ou algo desse tipo”, explicou o executivo.
Vale lembrar que o próprio Up, quando foi lançado, utilizava o smartphone do proprietário como dispositivo multimídia.
Se não devemos esperar muita tecnologia , as baterias e a velocidade de recarga também serão básicas . Segundo o executivo, a novidade será pensada para ser um carro puramente urbano e “não um carro para dirigir milhares de quilômetros em uma rodovia”, completou.
A versão elétrica do Up
, a e-Up
, retirada de linha na Europa nas últimas semanas contava com alcance
máximo de 161 milhas
(259 km).