Chevrolet Spin ganhou uma reestilização profunda, com melhorias na estrutura e  na cabine
Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin ganhou uma reestilização profunda, com melhorias na estrutura e na cabine

Chevrolet apresentou oficialmente o renovado Spin . O MPV (Multi-Purpouse vehicle) ficou mais alto, muito mais equipado, ganhou um interior inspirado nos modelos de luxo da Chevrolet para se manter competitivo e oferecer mais conforto aos seus proprietários, entretanto, o motor 1.8 aspirado foi mantido, o que pode ser benéfico .


O Spin é o carro com a maior taxa de recompra considerando todos os modelos oferecidos pela Chevrolet no Brasil , e até por isso, a marca afirma que ouviu as considerações e necessidades dos seus clientes na reestilização do carro de sete lugares .

42% dos painéis da carroceria foram mexidos , seja por conta de um redesenho ou apenas retrabalho com um foco em reforços estruturais. As colunas do carro foram peças retrabalhadas, enquanto o capô, tampa de porta-malas e para-choques receberam novos desenhos, justamente para exibir a nova linguagem de design da marca .

Novo Spin está 4 mm mais comprido e 34 mm mais largo; painéis laterais mantém o mesmo formato
Maurício Campelo/iG
Novo Spin está 4 mm mais comprido e 34 mm mais largo; painéis laterais mantém o mesmo formato


Por falar no exterior do Spin, o capô anterior era levemente angulado, mas no novo modelo esta desenhado de forma reta, o que segundo a Chevrolet era um dos desejos dos clientes do Spin.

A marca afirma que os compradores pediam por um veículo com característica de SUV , e esse pedido explica porque todas as versões agora contam com as molduras nos arcos de roda e saias , uma característica de design tradicionalmente vistas nos SUVs e que agora chega em todas as versões do Spin .  Essa mudança culminou no fim da versão Activ , que tradicionalmente contava com esse visual mais robusto.

Visual do novo Spin ficou mais agressivo e futurista
Maurício Campelo/iG
Visual do novo Spin ficou mais agressivo e futurista


Falando em versões, o modelo será oferecido nas opções LT (manual ou automática), LTZ e Premier . De série, serão oferecidos 6 airbags, faróis e lanternas em LED, câmera de ré, painel de instrumentos digital de 8 polegadas , central multimídia de 11” e sistema OnStar com Wi-fi incluso .

O interior foi completamente redesenhado e agora está em conjunto com a linguagem mais moderna da marca, exibida, por exemplo, pela  SilveradoMontana e que será vista nos próximos seis lançamentos da Chevrolet em 2024 .

Interior está mais moderno e mais elegante
Maurício Campelo/iG
Interior está mais moderno e mais elegante


O Spin é o primeiro Chevrolet nacional a contar com o Cockpit Digital , que integra o painel de instrumentos e central multimídia . O interior da versão Premier ainda oferece ar-condicionado digital , carregador de celular por indução , partida por botão . Todos os demais Spin contam com aumento de 50% na área de porta-objetos pela cabine , saída de ar para a segunda fileira, novos bancos, além de tomadas USB do tipo A e C.

A segunda fileira de bancos pode ser deslocada e ainda conta com ajustes de inclinação do encosto, o que melhora o espaço e até mesmo o acesso para os ocupantes da terceira fileira.

Segunda fileira de bancos pode ter sua posição modificada, bem como a inclinação do encosto
Maurício Campelo/iG
Segunda fileira de bancos pode ter sua posição modificada, bem como a inclinação do encosto

Por falar na terceira fileira, os bancos são fixos, mas rebatíveis.Segundo a Chevrolet, a fabricante optou por uma configuração permanente pensando em segurança e facilitar a experiência do usuário, que pode errar o procedimento de retirada, ou realizar o encaixe de forma equivocada, o que pode resultar em algum acidente. Vale lembrar que somente as versões LTZ e Premier contam com a opção de sete lugares .

Motor 1.8 aspirado foi recalibrado para ficar mais econômico
Maurício Campelo/iG
Motor 1.8 aspirado foi recalibrado para ficar mais econômico


Debaixo do capô está o conhecido e competente motor 1.8 SPE/4 , capaz de entregar 111/106 cv de potência e 17,7/16,8 kgfm de torque com etanol/gasolina, combinado com transmissão manual ou automática, sempre de seis velocidades. O conjunto mecânico foi recalibrado pela equipe de engenharia da GM e está 11% mais eficiente e já se enquadra nas próximas mudanças de emissões que entrarão em vigor nos próximos anos no país.

Impressões ao volante :

Dirigir o Spin é bem agradável , apesar de não ser empolgante . É necessário entender a proposta e o público que compra esse modelo, e são consumidores que não priorizam performance, mas sim economia de combustível e também uma manutenção simples , afinal, para quem depende do Spin para trabalhar, quanto mais tempo o carro ficar na oficina, menor será a renda do cliente no fim do mês.

O motor 1.8 não decepciona se bem tratado . Consegue mover os 1.292 kg do Spin sem grandes emoções. Em ultrapassagens, o casamento entre motor e câmbio se torna muito barulhento , até porque o Spin não oferece isolamento acústico debaixo do capô, portanto, o som do motor invade completamente o habitáculo.

O câmbio pode passar a impressão de lentidão em algumas reduções, mas no geral, a caixa faz muito bem seu papel. As trocas não são imperceptíveis, mas somente pelo fato de não apresentarem trancos, já é um ótimo sinal.

A direção conta com auxílio elétrico e é bem leve, tanto no ambiente urbano como rodoviário. Vale destacar o bom acerto dinâmico, sendo bem direta e apontando muito rapidamente na direção desejada pelo condutor.

Novo Spin está 16mm mais alto
Divulgação/Chevrolet
Novo Spin está 16mm mais alto


Ao passar em buracos e imperfeições da pista, o amortecedor consegue filtrar bem os obstáculos, enquanto em lombadas, o ajuste mantém o carro bem equilibrado, sem fazer a carroceria se mover. Em curvas de raio longo, o Spin se destaca pelo bom comportamento e pela baixa rolagem da carroceria, passando bastante segurança para o motorista.

Para realizar manobras, a câmera de ré ajuda bastante, entretanto, alguns objetos podem parecer distorcidos.

Segurança

O Spin conta de série com seis airbags (frontais, laterais, e cortina até a terceira fileira), alerta de frenagem de emergência , assistência de partida em subida , controles de estabilidade e tração  e freios ABS com distribuição eletrônica. A versão Premier adiciona alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego e indicador de distância do veículo à frente.

Conclusão

Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet
Chevrolet Spin 2024 Divulgação/Chevrolet


A Chevrolet aposta no bom e velho dito popular: Time que está ganhando não se mexe para atualizar o Spin. O visual do modelo nem estava tão cansado, mas a atualização é bem-vinda. Internamente, sim, o MPV precisava de uma grande novidade, e foi justamente onde o Spin traz mais inovação e tecnologia, com central de 11 polegadas com ótima resolução, painel de instrumentos digital e uma cabine muito bem desenhada.

Mecanicamente, muitos podem se decepcionar pela ausência do motor turbo , mas a escolha da marca faz sentido, considerando que quem depende do carro para o trabalho, não se importa com potência, mas sim consumo baixo de combustível e robustez do conjunto.

Segundo a marca, os próprios clientes gostam desse motor por conta do baixo custo de manutenção. Até em termos de combustível é possível considerar o propulsor econômico. Segundo o Inmetro, com gasolina, as médias são de 10,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada , enquanto com etanol, as marcas caem para 7,4 km/l e 9,3 km/l .

Para frotistas ou quem depende do carro para trabalhar, o preço mais elevado em relação às versões Feel Pack e Shine do  C3 Aircross pode afastar potenciais compradores, enquanto no caso do rival, apesar do motor turbo ser sedutor, o conjunto interno do Spin pode fazer a diferença.

Apesar de mais caro, o novo Spin vale a pena para um nicho muito específico . O motor não empolga ao acelerar, mas sinceramente, transportando sete ocupantes, ninguém vai se preocupar com desempenho, somente em chegar ao destino com segurança, e o Spin conclui a tarefa com êxito e conforto .

Ficha Técnica

Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 8V, 111/106 cv a 5.200 rpm, 17,7 kgfm a 2.600 rpm/ 16,8 kgfm a 2.800 rpm

Câmbio: manual ou automático, seis marchas, tração dianteira

Direção: elétrica progressiva

Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)

Freios: disco ventilado (dianteira), tambor (traseira), ABS

Pneus: 205/60 R16

Peso: 1.292 kg

Dimensões: comprimento 4.420 mm; largura 1.953 mm (com espelhos); altura 1.699 mm; entre-eixos 2.620 ; porta-malas 162 litros (sete lugares) ou 756 (cinco lugares)

Preços

Spin LT Manual - R$ 119.990
Spin LT Automática - R$ 126.990
Spin LTZ Automática - R$ 137.990
Spin Premier Automática - R$ 144.990

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