A Chevrolet apresentou oficialmente o renovado Spin . O MPV (Multi-Purpouse vehicle) ficou mais alto, muito mais equipado, ganhou um interior inspirado nos modelos de luxo da Chevrolet para se manter competitivo e oferecer mais conforto aos seus proprietários, entretanto, o motor 1.8 aspirado foi mantido, o que pode ser benéfico .
O Spin
é o carro com a maior taxa de recompra considerando todos os modelos oferecidos pela Chevrolet no Brasil
, e até por isso, a marca afirma que ouviu as considerações e necessidades dos seus clientes
na reestilização do carro de sete lugares
.
42% dos painéis da carroceria foram mexidos
, seja por conta de um redesenho ou apenas retrabalho com um foco em reforços estruturais. As colunas do carro foram peças retrabalhadas, enquanto o capô, tampa de porta-malas e para-choques receberam novos desenhos, justamente para exibir a nova linguagem de design da marca
.
Por falar no exterior do Spin, o capô anterior era levemente angulado, mas no novo modelo esta desenhado de forma reta, o que segundo a Chevrolet era um dos desejos dos clientes do Spin.
A marca afirma que os compradores pediam por um veículo com característica de SUV , e esse pedido explica porque todas as versões agora contam com as molduras nos arcos de roda e saias , uma característica de design tradicionalmente vistas nos SUVs e que agora chega em todas as versões do Spin . Essa mudança culminou no fim da versão Activ , que tradicionalmente contava com esse visual mais robusto.
Falando em versões, o modelo será oferecido nas opções LT
(manual ou automática), LTZ
e Premier
. De série, serão oferecidos 6 airbags, faróis e lanternas em LED, câmera de ré, painel de instrumentos digital de 8 polegadas
, central multimídia de 11”
e sistema OnStar com Wi-fi incluso
.
O interior foi completamente redesenhado e agora está em conjunto com a linguagem mais moderna da marca, exibida, por exemplo, pela Silverado e Montana e que será vista nos próximos seis lançamentos da Chevrolet em 2024 .
O Spin é o primeiro Chevrolet nacional a contar com o Cockpit Digital
, que integra o painel de instrumentos e central multimídia
. O interior da versão Premier ainda oferece ar-condicionado digital
, carregador de celular por indução
, partida por botão
. Todos os demais Spin contam com aumento de 50% na área de porta-objetos pela cabine
, saída de ar para a segunda fileira, novos bancos, além de tomadas USB do tipo A e C.
A segunda fileira de bancos pode ser deslocada
e ainda conta com ajustes de inclinação do encosto, o que melhora o espaço e até mesmo o acesso para os ocupantes da terceira fileira.
Por falar na terceira fileira, os bancos são fixos, mas rebatíveis.Segundo a Chevrolet, a fabricante optou por uma configuração permanente pensando em segurança e facilitar a experiência do usuário, que pode errar o procedimento de retirada, ou realizar o encaixe de forma equivocada, o que pode resultar em algum acidente. Vale lembrar que somente as versões LTZ e Premier contam com a opção de sete lugares .
Debaixo do capô está o conhecido e competente motor 1.8 SPE/4
, capaz de entregar 111/106 cv de potência e 17,7/16,8 kgfm de torque
com etanol/gasolina, combinado com transmissão manual ou automática, sempre de seis velocidades. O conjunto mecânico foi recalibrado pela equipe de engenharia da GM e está 11% mais eficiente
e já se enquadra nas próximas mudanças de emissões que entrarão em vigor nos próximos anos no país.
Impressões ao volante
:
Dirigir o Spin
é bem agradável
, apesar de não ser empolgante
. É necessário entender a proposta e o público que compra esse modelo, e são consumidores que não priorizam performance, mas sim economia de combustível e também uma manutenção simples
, afinal, para quem depende do Spin para trabalhar, quanto mais tempo o carro ficar na oficina, menor será a renda do cliente no fim do mês.
O motor 1.8 não decepciona se bem tratado
. Consegue mover os 1.292 kg do Spin sem grandes emoções. Em ultrapassagens, o casamento entre motor e câmbio se torna muito barulhento
, até porque o Spin não oferece isolamento acústico debaixo do capô, portanto, o som do motor invade completamente o habitáculo.
O câmbio pode passar a impressão de lentidão em algumas reduções, mas no geral, a caixa faz muito bem seu papel. As trocas não são imperceptíveis, mas somente pelo fato de não apresentarem trancos, já é um ótimo sinal.
A direção conta com auxílio elétrico e é bem leve, tanto no ambiente urbano como rodoviário. Vale destacar o bom acerto dinâmico, sendo bem direta e apontando muito rapidamente na direção desejada pelo condutor.
Ao passar em buracos e imperfeições da pista, o amortecedor consegue filtrar bem os obstáculos, enquanto em lombadas, o ajuste mantém o carro bem equilibrado, sem fazer a carroceria se mover. Em curvas de raio longo, o Spin se destaca pelo bom comportamento e pela baixa rolagem da carroceria, passando bastante segurança para o motorista.
Para realizar manobras, a câmera de ré ajuda bastante, entretanto, alguns objetos podem parecer distorcidos.
Segurança
O Spin conta de série com seis airbags
(frontais, laterais, e cortina até a terceira fileira), alerta de frenagem de emergência
, assistência de partida em subida
, controles de estabilidade e tração
e freios ABS com distribuição eletrônica. A versão Premier
adiciona alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego e indicador de distância do veículo à frente.
Conclusão
A Chevrolet aposta no bom e velho dito popular: Time que está ganhando não se mexe para atualizar o Spin. O visual do modelo nem estava tão cansado, mas a atualização é bem-vinda. Internamente, sim, o MPV precisava de uma grande novidade, e foi justamente onde o Spin traz mais inovação e tecnologia, com central de 11 polegadas com ótima resolução, painel de instrumentos digital e uma cabine muito bem desenhada.
Mecanicamente, muitos podem se decepcionar pela ausência do motor turbo
, mas a escolha da marca faz sentido, considerando que quem depende do carro para o trabalho, não se importa com potência, mas sim consumo baixo de combustível e robustez do conjunto.
Segundo a marca, os próprios clientes gostam desse motor por conta do baixo custo de manutenção. Até em termos de combustível é possível considerar o propulsor econômico. Segundo o Inmetro, com gasolina, as médias são de 10,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada
, enquanto com etanol, as marcas caem para 7,4 km/l e 9,3 km/l
.
Para frotistas ou quem depende do carro para trabalhar, o preço mais elevado em relação às versões Feel Pack e Shine
do C3 Aircross
pode afastar potenciais compradores, enquanto no caso do rival, apesar do motor turbo
ser sedutor, o conjunto interno do Spin pode fazer a diferença.
Apesar de mais caro, o novo Spin vale a pena para um nicho muito específico
. O motor não empolga ao acelerar, mas sinceramente, transportando sete ocupantes, ninguém vai se preocupar com desempenho, somente em chegar ao destino com segurança, e o Spin conclui a tarefa com êxito
e conforto
.
Ficha Técnica
Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 8V, 111/106 cv a 5.200 rpm, 17,7 kgfm a 2.600 rpm/ 16,8 kgfm a 2.800 rpm
Câmbio: manual ou automático, seis marchas, tração dianteira
Direção: elétrica progressiva
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), tambor (traseira), ABS
Pneus: 205/60 R16
Peso: 1.292 kg
Dimensões: comprimento 4.420 mm; largura 1.953 mm (com espelhos); altura 1.699 mm; entre-eixos 2.620 ; porta-malas 162 litros (sete lugares) ou 756 (cinco lugares)
Preços
Spin LT Manual - R$ 119.990
Spin LT Automática - R$ 126.990
Spin LTZ Automática - R$ 137.990
Spin Premier Automática - R$ 144.990