Lançado em setembro de 2019, o ID.3 foi o segundo modelo elétrico mais vendido da Volkswagen no último ano, e próximo de completar três anos de mercado, deve ganhar uma atualização de meia-vida em 2023.
Junto da atualização visual será ofertada uma variante esportiva, que não será batizada de GTI, mas GTX, como acontece tradicionalmente nos modelos a combustão da Volkswagen . A confirmação veio através de Martin Hube, porta-voz da fabricante, que confirmou também a atualização visual.
“O projeto está progredindo. Para a reestilização do ID.3 traremos alguns detalhes bem interessantes e claro, sabemos do desejo dos consumidores por mais potência e por tração integral, então temos que atender esta demanda.” Declarou Hube.
O ID.3 GTX recebeu a autorização para a produção em setembro no ano passado, alguns meses após o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, ter revelado o conceito ID.X nas redes sociais.
Apesar do conceito ser equipado com motores de 333 cv, a versão de produção será mais mansa, terá a mesma motorização dos SUVs ID.4 GTX e ID.5 GTX , dois motores elétricos combinarão para 299 cv, com a energia vindo de baterias de 77 kWh.
Essa combinação posicionaria o ID.3 GTX entre o Golf GTI e Golf R em termos de potência, e devido ao peso menor do hatchback e carroceria mais aerodinâmica quando em comparação com os irmãos da linha ID, que são SUVs, o tempo de 0 a 100 deve ser abaixo dos 6.2 segundos.
Pela tendência de esportividade, o GTX deverá receber freios melhorados e uma configuração de chassis e suspensão exclusiva, visando uma experiência de condução mais dinâmica.
Como é tradição na Volkswagen , as mudanças visuais devem ser bastante sutis, na atualização, com maiores diferenças acontecendo somente em uma eventual nova geração.