Caminhão elétrico e-Delivery é focado em entregas urbanas com versões que têm até 250 km de autonomia
Divulgação
Caminhão elétrico e-Delivery é focado em entregas urbanas com versões que têm até 250 km de autonomia

A Volkswagen Caminhões e Ônibus assina um acordo com a GreenV, uma empresa de desenvolvimento de tecnologias em mobilidade elétrica para prestar atendimento aos clientes do Volkswagen e-Delivery, primeiro caminhão elétrico completamente desenvolvido e fabricado no Brasil.

A GreenV irá desenvolver, projetar e executar a instalação de carregadores para elétricos nos concessionários da Volkswagen Caminhões e também nos frotistas e clientes interessados. Após a instalação, serão realizados testes para certificar o pleno funcionamento do sistema.

“Nossa equipe fará um levantamento completo e especializado da necessidade de infraestrutura existente, visando otimizar o consumo de energia das empresas. Dessa forma, criaremos um projeto customizado”, destacou Junior Miranda, CEO da GreenV. 

Para tornar a experiência do cliente mais simples, a VWCO oferece uma consultoria em relação a infraestrutura para eletrificação, desde a especificação dos carregadores testados e aprovados pela montadora até a integração com fontes renováveis de energia, a fabricante auxilia o cliente a montar uma rede de energia 100% limpa, caso deseje.

VW e-Delivery vem com motor elétrico da Weg, capaz de gerar 408 cv e 219 kgfm de torque
Divulgação
VW e-Delivery vem com motor elétrico da Weg, capaz de gerar 408 cv e 219 kgfm de torque

“A escolha fica a cargo do cliente, de acordo com sua disponibilidade de tempo de recarga e custo. Temos carregadores com diversas capacidades, que podem carregar vários veículos simultaneamente, todos testados e aprovados para trabalhar em perfeita sintonia com o e-Delivery ”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.

Segundo Miranda, a expectativa é que esse serviço facilite a transição dos clientes para frotas elétricas . “Isso contribui para a otimização da operação das empresas que estão investindo no caminhão e-Delivery, veículo zero emissões, para alcançar suas metas e objetivos ambientais”, ressalta o empresário.

O Volkswagen e-Delivery tem atualmente 16 carregadores homologados pela fabricante e está disponível em duas opções de carroceria: 11 toneladas 4x2 de 10.700 kg de Peso Bruto Total (PBT), sendo 6.320 kg de carga útil. A outra opção é a versão de 14 toneladas na configuração 6x2, que pesa 14.300 kg, sendo 9.055 kg de carga útil.

O único componente não fabricado no Brasil no e-Delivery são as baterias, que vêm da China e podem entregar 110 km de autonomia na configuração de três pacotes ou 250 km no pacote de seis baterias.

VW e-Delivery conta com mais de 2.000 pontos de recarga em 24 estados do Brasil para  poder rodar pelo país
Divulgação
VW e-Delivery conta com mais de 2.000 pontos de recarga em 24 estados do Brasil para poder rodar pelo país

Os dois pacotes estão disponíveis nas duas configurações de carroceria , e independente da combinação, o caminhão só é oferecido com uma opção de motor. Fabricado pela Weg, a unidade entrega 408 cv e 219 kgfm de torque.

Fundada em 2021, a GreenV recebeu um aporte de R$ 22 milhões de um fundo norte americano, a passou a focar exclusivamente em soluções inteligentes para mobilidade elétrica.

A companhia já foi responsável pela instalação de mais de 2.000 pontos de recarga , em 24 estados brasileiros e recentemente anunciou uma nova parceria para mais 350 pontos.

Além do aumento de pontos de recarga, a startup já tem em seu planejamento estratégico de desenvolvimento mais de 70 inovações que serão lançadas no mercado brasileiro até 2025, com base na Metodologia da Aceleradora de startups 10X Digital.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!