Toyota Corolla Altis Hybrid continua sendo o eletrificado mais vendido hoje em dia no Brasil
Divulgação
Toyota Corolla Altis Hybrid continua sendo o eletrificado mais vendido hoje em dia no Brasil

As vendas dos carros com algum tipo de motorização elétrica seguem em crescimento no Brasil. O relatório mais recente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontou um crescimento de 78% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021

Enquanto o mercado no contexto geral fecha o quadrimestre em queda de 23%, os eletrificados apresentam crescimento. Somente em abril foram 3.123 unidades vendidas, somando com o acumulado até agora, o número salta para 12.967 unidades, um crescimento de quase 78%.

Apesar de fechar o quadrimestre em alta, os números isolados do mês de abril repetem uma constante queda, presente na contagem desde o início da apuração em 2012.

Em comparação com o último mês de março, os veículos eletrificados caíram 19%, vendendo em abril 728 unidades a menos. Esse movimento de queda entre março e abril se repete pela sétima vez desde o início da apuração e compilação dos dados pela ABVE .

A participação dos veículos eletrificados entre os automóveis e comerciais leves como um todo é de 0,3%
Divulgação
A participação dos veículos eletrificados entre os automóveis e comerciais leves como um todo é de 0,3%

Apesar disso, os automóveis elétricos e híbridos seguem aumentando sua participação no mercado e encerraram abril com 2,5% dos emplacamentos totais no ano, uma fatia superior aos 1,8% que possuíram durante todo o ano de 2021.

Entretanto, utilizando apenas os veículos elétricos , esse número representa apenas 0,3%, e evidencia o atraso do Brasil em relação a países da Europa que possuem entre 6 e 15% de participação de elétricos no mercado, ou então da China, onde o número chega a 20%.

Vale lembrar que os veículos que entram na contagem da ABVE são Automóveis, comerciais leves e SUVs , com propulsão híbrida elétrica convencional (HEV), Híbrida Plug-in (PHEV) e também os movidos apenas pela energia armazenada em baterias (BEV).

A queda no mês de abril pode frustrar as projeções da ABVE de iniciar o segundo semestre com 100 mil veículos eletrificados nas ruas brasileiras, apesar do número estar bem próximo (90.109 unidades), será necessário que maio e junho apresentem recordes históricos de vendas.

Emplacamentos

Vendas de eletrificados (autos + comerciais leves; HEV + PHEV + BEV):

1º quadrimestre de 2022: 12.967

1º quadrimestre de 2021: 7.290

Variação: + 78%

Vendas em abril

3.123 emplacamentos 

+ 15% sobre abril de 2021 (2.708)

– 19% sobre março de 2022 (3.851)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!