A Subaru anuncia investimento de US$ 1.9 bilhões (em torno de R$ 9.6 bilhões) nos próximos cinco anos para a produção e desenvolvimento de tecnologias relacionadas à produção de baterias e veículos elétricos, com foco no mercado da América do Norte.
A Subaru tem forte presença nos Estados Unidos e já comunicou aos concessionários no país que seu estoque alcançou um nível preocupante de 5 mil unidades, um dos reflexos da crise mundial de semicondutores .
Mas visando mudar esse quadro no futuro , a marca japonesa irá construir uma fábrica para produzir veículos a gasolina e elétricos até 2025 e planejam também uma segunda fábrica, voltada exclusivamente para a produção de veículos elétricos até 2030.
As fabricantes japonesas buscam acelerar a produção e desenvolvimento de veículos elétricos para tentar recuperar terreno perdido para a Tesla , que é a líder no segmento de veículos elétricos atualmente.
De acordo com o CEO da Subaru, Tomomi Nakamura, os veículos produzidos na fábrica exclusiva para automóveis elétricos serão focados para exportação, mas negou dar detalhes da capacidade de produção planejada e se veículos da Toyota serão fabricados na mesma linha de produção.
Vale lembrar que recentemente a Subaru anunciou seu primeiro veículo elétrico, o SUV Solterra , que é desenvolvido em conjunto com a Toyota, porém, a produção será responsabilidade da Toyota, que irá produzir o Solterra junto com o bZ4X, sua versão do veículo.
Essa parceira entre Subaru e Toyota não vem de hoje, em 2008 a Toyota comprou 20% da Fuji Heavy Industries (Hoje Subaru Corp.), dona da Subaru, e em 2011 as duas fabricantes se uniram para produzir o Toyota GT-86, que tem motor e plataforma produzidos pela Subaru. O modelo é vendido até hoje por ambas fabricantes, e na Subaru é chamado de BRZ.