A Kia vem investindo pesado em carros elétricos e os bons números de venda do Niro na América do Norte e Europa dão confiança para a fabricante, que irá construir uma nova fábrica somente para produzir vans elétricas.
Até agora, só se sabe que a linha de montagem ficará localizada na mega fábrica em Hwaseong (Coréia do Sul), e que os modelos devem começar a ser produzidos em 2025, além de receber os “veículos construídos com um propósito”.
Além dos novos modelos, a nova linha de produção irá fabricar o Niro Plus
(taxi elétrico) e o compacto Ray, uma van compacta de apenas um lugar voltada para entregas, dando a entender que a Kia planeja centralizar a produção de veículos comerciais.
A imagem divulgada não revela muitos detalhes, mostra apenas quatro modelos, sendo um deles muito pequeno, e um com uma estrutura no teto, significando que esse modelo terá capacidade autônoma
.
Esses novos veículos terão o trunfo da personalização, podendo ser adaptados conforme a necessidade do cliente e poderão até contar com tecnologia autônoma nível 4 (em algumas situações dependerá de um controlador físico ou remoto) e terão durabilidade de mais de 600 mil km.
Outra imagem revelada, também aponta que um os veículos poderão levar carga e passageiros, dependendo da modularidade escolhida na hora de efetuar a compra, e ainda foi mostrada a silhueta de uma pequena picape , aparentemente com cabine dupla, indicando um futuro modelo da mesma família.
“ Inicialmente vamos explorar novos mercados com essas vans elétricas, e gradualmente expandir a operação aos mercados globais com modelos dedicados, que poderão oferecer até tecnologias autônomas. ” Afirmou o CEO da Kia , Ho Sung Song
Os quatro modelos futuros
terão um visual bastante angular e com LEDs compondo uma identidade visual. As vans poderão ter usos variados, desde entregas à “ food trucks
” passando por escritórios ou lojas móveis.
A entrada da Kia
no setor de comerciais elétricos
é parte do objetivo da sul-coreana de se tornar “uma liderança global em soluções de mobilidade sustentável”, e irá construir mais de 100.000 veículos comerciais por ano e pretende expandir esse número para 150.000 conforme crescimento da demanda.