Quantino 48 Volt tem autinomia de 1000 km e pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos
Reprodução
Quantino 48 Volt tem autinomia de 1000 km e pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos

A NanoFlowcell, empresa suíça de pesquisa e desenvolvimento de baterias de células de fluxo, desenvolveu o Quantino 48 Volt, um carro movido à água salgada que completou 350 mil quilômetros sem sofrer nenhum tipo de problema.


O esportivo, exibido pela primeira vez durante o Salão de Genebra (Suíça),  em março de 2015, rodou por mais de 10 mil horas, sendo que nos últimos três anos, já havia ultrapassado 250 mil km rodados em estrada, e mais 100 mil deles realizados para testes de laboratório.

De acordo com o inventor Nunzio La Vecchia, o Quantino 48 Volt pesa 1.400 kg, pode transportar quatro pessoas e seu motor elétrico de 80 kW (109 cv) de potência. De 0 a 100 km/h são feitos em somente 5 segundos . A autonomia declarada é de 1.000 km.

Segundo a empresa suíça, seu protótipo tem o mesmo sistema de funcionamento ao de um modelo movido à célula de combustível, porém com o benefício de permitir que a água salgada trabalhe no sistema sem emitir nenhum carbono.

Com seus dois tanques de 175 litros cada (350 litros de líquidos iônicos, um com carga positiva e o outro com carga negativa), o reabastecimento é similar ao de um carro convencional, porém com os tanques abastecidos simultaneamente com líquidos diferentes.


A NanoFlowcell já desenvolveu outros protótipos como o esportivo e-Sportlimousine, o compacto Quantino, além do crossover Quant F . No caso do Quantino 48 Volt, além de ter zero emissões de CO2, a grande vantagem está ligada a sua autonomia de 1.000 km.

Com todas essas vantagens aliadas a um baixo custo de produção, a empresa pretende iniciar a fabricação do Quantino 48 Volt em breve e, se tudo der certo, será um marco para a história dos veículos com zero emissões de CO2.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!