Stellantis assegura fornecimento de lítio em contrato de 10 anos
Reprodução
Stellantis assegura fornecimento de lítio em contrato de 10 anos

A Stellantis segue na ofensiva visando a eletrificação de seus modelos e a meta audaciosa de que em 2030 metade dos veículos vendidos pelo grupo na América do Norte sejam elétricos a bateria (BEV).

Nesse sentido, a empresa firmou um acordo para que a Controlled Thermal Resources (CTR) forneça hidróxido de lítio, um dos elementos utilizados na produção de baterias de íons-lítio , utilizada em carros elétricos .

A CTR é uma empresa especializada em minerais de lítio e produção de energia renovável e se compromete a fornecer “lítio sustentável”.

Através do Projeto Hell’s Kitchen na Califórnia, a CTR irá recuperar o lítio de salmouras geotérmicas (águas salgadas subterrâneas ou de lagoas) em um processo que não necessita de evaporação das lagoas de salmoura, minas a céu aberto ou combustíveis fósseis no processo.

 “Na luta contra o aquecimento global , reforçar nossa cadeia de fornecimento de veículos elétricos a bateria é absolutamente crítico. Garantir que tenhamos um suprimento de lítio robusto, e de baixo carbono nos permitirá cumprir nossos planos agressivos de produção de veículos elétricos de maneira responsável” disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

“Este acordo definitivo com a Stellantis estabelece uma nova referência para a indústria automotiva nos Estados Unidos. Garantir o lítio limpo produzido com energia de um recurso renovável ajuda a descarbonizar ainda mais a cadeia de suprimentos de baterias, e oferece carros mais limpos com menos impacto ambiental.” disse Rod Colwell, CEO da CTR.

Os materiais utilizados nas baterias como dióxido de manganês, grafite, zinco, latão estanhado e aço niquelado podem ser reutilizados
Divulgação
Os materiais utilizados nas baterias como dióxido de manganês, grafite, zinco, latão estanhado e aço niquelado podem ser reutilizados

A CTR irá fornecer até 25 mil toneladas métricas de hidróxido de lítio anualmente, ao longo de 10 anos de contrato. Na Europa, o conglomerado de fabricantes também possui um acordo de termos similares para fornecimento de materiais para produção de baterias para veículos elétricos.

A Stellantis irá converter uma fábrica da Chrysler/Dodge no Canadá para a produção de veículos elétricos e recentemente anunciou acordos com Samsung e LG para o fornecimento de baterias para seus veículos elétricos.

Os planos da Stellantis são de vender 5 milhões de veículos elétricos por ano até 2030, sendo que na Europa, esperam que até o final da década todos seus modelos vendidos sejam elétricos, e na América do Norte esse número seja de 50%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!