Após muito tempo de espera, imagens conceituais e rumores, a divisão de veículos comerciais da Volkswagen finalmente começou a produzir o modelo elétrico ID. Buzz, o sucessor da Kombi.
A fábrica de Hannover , na Alemanha, passou os últimos dois anos sendo adaptada para poder produzir o carro que dá uma sequência ao ícone da Volkswagen .
Apesar da montagem ter se iniciado, as entregas não serão imediatas e estão previstas somente no outono europeu, entre setembro e novembro. Na América do Norte, as primeiras entregas só acontecerão no ano que vem.
As versões de carga e de passageiros já estão em produção, junto da Multivan (T7) e Transporter (T6.1) na estrutura em Hannover. Para a produção da ID.Buzz , que é completamente elétrica, cerca de 4 mil funcionários receberam treinamento especializado.
A Volkswagen planeja produzir 15 mil unidades até o final do ano, e planeja aumentar o número para 130 mil veículos por ano, quando a fábrica operar na capacidade máxima.
O ID.Buzz está disponível por €46,455 (R$ 242 mil) na versão de carga , enquanto a versão com capacidade para cinco passageiros parte de €56,606 (R$ 295 mil).
Quando o modelo chegar aos Estados Unidos será na versão de entre-eixos alongado, para acomodar uma terceira fileira de bancos, e também com tração integral. Atualmente os ID.Buzz só estão disponíveis em tração traseira, com um motor elétrico posicionado sobre o eixo traseiro.
Os preços elevados fazem a aceitação da sucessora da Kombi ser um mistério, por mais que na internet o modelo seja popular, a hora da verdade para o modelo, que é nas lojas, se aproxima.
Entretanto, o preço alemão para a versão de carga já leva em conta o desconto oferecido pelo governo local para os consumidores de veículos elétricos, e torna o modelo competitivo no aquecido mercado de vans comerciais elétricas na Europa.
O VW ID.Buzz é equipado com baterias de 77 kWh, que segundo a fabricante são o suficiente para 420 km de autonomia no ciclo WLTP. O motor elétrico é capaz de entregar 204 cv e 31,6 kgfm de torque, números de fazer inveja à tradicional Kombi .