Com o lançamento dos eActros, a Mercedes-Benz inicia sua operação no segmento de caminhões elétricos, e agora, busca testar o modelo para o transporte de longa distâncias.
Para estas utilizações a Mercedes testa o eActros LongHaul , que terá peso bruto total (PBT) de 40 toneladas e autonomia de 500 km com apenas uma carga de bateria e deverá ser produzido a partir de 2024.
Os protótipos já estão sendo testados pelos engenheiros da divisão de caminhões da Mercedes-Benz e deverão ser testados em vias públicas ainda este ano.
Além da versão de longa distância, variantes dos eActros 300 e eActros 400 estão sendo desenvolvidas, assim como o eEconic, uma versão elétrica do modelo voltado para uso municipal, e que será o segundo modelo elétrico da Mercedes.
Apesar de ser produzido em breve, o eEconic já é utilizado em testes. O modelo é operado por uma empresa de coleta de lixo em Frankfurt desde maio e pode fazer a tarefa sem incomodar os moradores, devido ao baixo ruído.
A divisão de pesados da Mercedes-Benz planeja que até 2030, metade da sua linha de caminhões seja elétrica.
A Mercedes-Benz irá preparar um grande evento neste mês em Wörth, Alemanha, para apresentar o eActros na Europa e irá mostrar aos mais de 1000 convidados todos os aspectos da mobilidade elétrica, além de infraestrutura e serviços para seus caminhões.
A Daimler Truck, dona da Mercedes-Benz está elaborando parcerias com outras fabricantes como Grupo Volvo e Grupo Traton para projetar, desenvolver e operar uma rede conjunta de carregadores elétricos de alto rendimento.
O projeto de Carregamento de Alta Performance para Caminhões de Longas Distâncias tem apoio da Associação alemã da industria automotiva e busca desenvolver carregadores elétricos com tecnologia de recarga em MegaWatt (MCS) para os frotistas.
O projeto inicialmente irá instalar quatro estações de recarga na Alemanha e, conforme os resultados forem se mostrando positivos, será expandido.