A Toyota está se movimenta para oferecer mais opções no mercado de SUVs, e lança na Índia o Urban Cruiser Hyryder, sua mais nova alternativa para o segmento que vem muito aquecido nos últimos anos em todo o mundo.
No mercado indiano, o Toyota Urban Cruiser Hyryder irá enfrentar Hyundai Creta , Volkswagen T-Cross (onde é conhecido como Taigun) e Kia Seltos .
O novo Toyota terá 4.365 metros de comprimento, 1.795 de largura e 2.600 de entre eixos, números bem próximos aos seus concorrentes e foi desenvolvido com a Maruti Suzuki , filial indiana da Suzuki , que já é parceira da Toyota em alguns projetos.
O modelo segue tendências do segmento de SUVs compactos e apresenta faróis divididos em dois elementos, com luzes de DRL e na parte superior com os faróis de LED abaixo.
O para-choque é bem grande e possui dois elementos também, na parte de cima, o logotipo da Toyota
é envolto por uma peça plástica que imita fibra de carbono, enquanto abaixo está a grade com espaço para o ar refrigerar o motor.
O SUV traz caixas de rodas altas e com plástico preto ao redor para passar uma perspectiva de veículo com capacidades fora de estrada, o modelo ainda contará com teto em cor contrastante, seguindo outra tendência no mercado.
Na traseira a grande tampa do bagageiro chama a atenção, assim como as lanternas afinadas,e possuem um elemento cromado que as conecta. O local da placa é bem no meio da traseira do veículo e as luzes auxiliares como ré e setas ficam em posição vertical na lateral do para-choque.
Na cabine do novo SUV compacto da Toyota haverá bastante plástico, mas com um acabamento que lembra couro no centro do painel, e itens de conforto como head-up display , carregadore de celular por indução e teto solar panorâmico
O modelo também oferece partida por botão , ar condicionado digital, cluster com uma tela de LCD e central multimídia de 9 polegadas, que assim como outros acabamentos, podem ser vistos em outros modelos da Suzuki .
O Hyryder será oferecido apenas em motorizações híbridas, mas com diferentes calibrações. Além disso, as versões de entrada terão uma configuração híbrida-leve com um pequeno motor de partida elétrico que somado ao motor 1.5 entrega 101 cv e 13,77 kgfm de torque, e poderá ser equipado com câmbio automático ou manual de 5 marchas.
As versões mais caras do Toyota terão um motor 1.5 de 92 cv que trabalhará em conjunto com um motor elétrico para gerar até 116 cv de potência e 14,4 kgfm de torque, conectado a um câmbio automático do tipo CVT, e somente com energia elétrica, será capaz de rodar 25 km.
No Brasil, a Toyota também vai vender um SUV compacto para brigar com os mesmos rivais do Urban Cruiser Hyryder , mas o carro deverá ser outro, baseado no Yaris Cross . Também haverá versão híbrida, inclusise flex, seguindo a mesma estratégia adotada no Corolla Cross .