Últimos modelos produzidos em Leipzig receberam versão comemorativa
Divulgação
Últimos modelos produzidos em Leipzig receberam versão comemorativa

A BMW vem investindo fortemente na eletrificação de sua linha, modelos como iX, iX3 e i4 não compartilham mais as linhas de produções com o compacto i3, modelo produzido desde 2014, e que teve sua última unidade produzida em Leipzig, na Alemanha.

BMW i3 não foi apenas o primeiro modelo elétrico produzido em massa pela fabricante alemã, e sim um dos pioneiros no mercado, e além da tecnologia de motorização inovadora, contava com a célula de passageiros produzida em plástico reforçado com fibra de carbono e estrutura de alumínio.

O modelo da BMW foi vendido em 74 países e contava com uma versão chamada de REx (Range-extender, em português, Autonomia aumentada), que contava com um pequeno motor a combustão para recarregar as baterias elétricas.

Inicialmente, o i3 contava com baterias de 21.6 kWh, mas apenas 18.8 kWh eram utilizáveis. Mais tarde, o modelo recebeu baterias de 33.2 kWh e por último, 42.2 kWh, que eram suficientes para 307 km de autonomia , medidos no ciclo WLTP.

O BMW i3 teve 250 mil unidades vendidas no mundo. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), existem 572 unidades emplacadas no Brasil. São números que tornam o  modelo elétrico mais bem sucedido no segmento compacto premium.

O modelo elétrico da BMW deveria ser produzido até 2024, mas a fabricante alemã mudou os planos, graças até a chegada dos modelos i4 e iX , e resolveu encerrar a produção do i3 em junho.

As 10 últimas unidades do BMW i3 receberam tratamento especial, batizadas de HomeRun Edition, a versão oferece duas cores especiais com acabamento fosco: Frozen Dark Grey e Frozen Dark Red II.

Modelos receberam cores diferenciadas entre outros detalhes exclusivos para marcar o fim da procução
Divulgação
Modelos receberam cores diferenciadas entre outros detalhes exclusivos para marcar o fim da procução

Além disso, a versão especial do BMW i3 ainda adiciona rodas de 20 polegadas, teto de vidro com operação elétrica, faróis de LED adaptativo, interior de couro, e outros opcionais como bancos aquecidos, serviço de concierge.

Apesar do i3 ter sido fundamental para a BMW desenvolver tecnologias, alguns de seus componentes podem ser encontrados no Mini Cooper SE , e seus módulos de baterias são utilizados pelo serviço postal alemão em vans elétricas de transporte.

A fábrica de Leipzig, onde o i3 era fabricado irá se tornar a primeira planta do Grupo BMW a fabricar modelos da BMW e Mini, graças à nova geração do Mini Countryman , que será 100% elétrico e deverá ser oficialmente anunciada no ano que vem.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários