Conforme relatos de um representante da BMW , em entrevista à publicação britânica Autocar , o elétrico o i3 sairá da linha de produção de Leipzig em julho. Para preencher esta lacuna, a marca irá colocar o iX1, uma versão totalmente elétrica com tração traseira do SUV X1.
Lançado em 2013 ao lado do esportivo i8
(que terminou a produção no ano passado), o i3
foi o primeiro veículo da BMW
a ser fabricado com estrutura de fibra de carbono, disponível como um EV (Electric Vehicle) completo ou um EV híbrido com dois cilindros motor a gasolina a bordo – ambos equipados com uma bateria de 60Ah que pode permitir uma autonomia de 130 km e 240 km, respectivamente.
Vencedora do prêmio Wheels Car of the Year 2014, a linha i3 recebeu uma atualização pela última vez em 2018, quando os i3s chegaram à Austrália. Com isso, a autonomia foi aumentada com a adição de uma bateria de 94 Ah e, posteriormente, de uma bateria de 120 Ah , permitindo uma autonomia máxima de 310 km no modelo de autonomia estendida sob teste WLTP.
Em outubro do ano passado, a BMW anunciou 200.000 unidades fabricadas do i3 . Apesar do sucesso na Europa, a popularidade do i3 diminuiu na Austrália, pois as vendas caíram para 55 unidades em 2020, e no ano anterior, os números estavam abaixo das 96 exemplares.
A BMW tem planos de fabricar mais veículos, porém 100% elétricos a exemplo do i4 de quatro portas definido para chegar no início do próximo ano. O modelo seria uma alternativa para o Serie 3 e Serie 4 movido à combustão, além do novos SUVs iX e iX3 baseado no X3.