A demanda por veículos elétricos vem crescendo a cada ano ao redor do mundo, e no Brasil, apesar dos altos preços que as fabricantes pedem por seus modelos elétricos, os veículos com essa propulsão apresentam crescimento.
Segundo a consultoria LMC Automotive, as vendas de veículos elétricos cresceram de 2,1 milhões em 2020 para 4,5 milhões em 2021. No Brasil, segundo a Associação Brasileira do Veículo elétrico (ABVE), as vendas foram de 801 unidades em 2020 para 2.851 em 2021.
No primeiro semestre de 2022, o número de elétricos vendidos no país alcançou 3.395 unidades, um número quase 20% maior do que o acumulado no ano passado.
Apesar do crescimento, a produção de carros elétricos no Brasil enfrenta desafios como a importação de matérias primas, desenvolvimento tecnológico e necessita uma indústria e rede de abastecimento mais robusta.
Buscando impulsionar a mobilidade elétrica no Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) irá inaugurar um laboratório para testes com componentes utilizados em carros elétricos.
Com inauguração programada para o final do ano, a estrutura batizada de E-mobility irá contar com equipamentos que irão garantir mais segurança e desempenho a baterias e estações de recargas.
A iniciativa é resultado da parceria entre o Inmetro e os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) da PUCRS, e o grupo global de certificação de produtos PCN, da Coréia do Sul.
“Com a expansão dessas tecnologias
no País, é necessário assegurar a qualidade e a segurança desses equipamentos, a fim de garantir eficiência e minimizar riscos de acidentes a consumidores." explicou Israel Teixeira, diretor do Labelo-PUCRS.
Na última semana, as partes assinaram o Memorando de Entendimento , que sacramentava a parceria e permitia a troca de conhecimento e metodologias.
Membros das três instituições envolvidas estiveram em missão técnica na Coréia do Sul, com intuito de absorver conhecimento na área de sistemas de controle e armazenamento de energia.
A comitiva ainda realizará reuniões com empresas como Samsung e LG , que vem realizando fortes investimentos na produção de baterias para veículos elétricos e com a fabricante de automóveis Hyundai .
Além disso, ainda haverá uma visita à CHAEVI, uma fabricante de carregadores elétricos do país e responsável por implementar boa parte da infraestrutura de recarga na Coréia do Sul.