A Volkswagen inicia a produção do SUV ID.4, seu modelo elétrico mais bem sucedido até o momento na fábrica de Chattanooga, no Tennessee. Assim, o ID.4 se torna o primeiro veículo elétrico movido à baterias a ser fabricado nos Estados Unidos, marcando o inicio de uma agressiva estratégia no país.
A meta da Volkswagen é entregar 7 mil unidades do ID.4 por mês neste ano, e para 2023 a produção seria aumentada para uma quantidade não divulgada. Os clientes que realizaram a pré-venda do modelo, devem receber suas unidades a partir do mês de outubro.
O ID.4 já vendeu mais de 190 mil unidades em todo o mundo desde o seu lançamento em 2021, e as vendas na América do Norte podem fazer esse número disparar.
"Estamos apenas começando a escrever um novo capítulo para a Volkswagen na América. Não poderíamos estar mais orgulhosos de ver nosso carro-chefe elétrico ID.4 saindo da linha de montagem. Este é outro marco na ambiciosa estratégia de eletrificação da Volkswagen para o mercado americano e globalmente", declarou Thomas Schäfer, presidente global da Volkswagen.
O ID.4 será oferecido na América do Norte com tração traseira ou integral, sempre com baterias de 82 kWh e neste ano ainda, será oferecida uma versão mais em conta, com tração apenas traseira e baterias de 62 kWh.
A fábrica de Chattanooga é a sexta estrutura de produção da linha ID, e foi necessário um investimento de US$ 800 milhões para sua adaptação e modernização.
O modelo norte-americano do ID.4 irá contar com uma cadeia de fornecimento com materiais vindo de todo os EUA. O aço vem do Alabama e Ohio, peças internas são fabricadas em Indiana e Carolina do Sul, a eletrônica vem de Indiana e Carolina do Sul, enquanto as baterias são fabricadas na Geórgia, pela SK Innovation.
Todos os fornecedores investiram US$ 2.7 bilhões na cadeia de produção , o que significou mais de 3 mil empregos. Somente na fábrica, que já emprega 4 mil pessoas, serão admitidos mais mil funcionários até o fim do ano.
A produção ID.4 nos Estados Unidos pode facilitar sua importação para o Brasil, que já conta com unidades do modelo elétrico , e também de seu “irmão menor”, o ID.3, mas esses veículos estão sendo avaliados pela Volkswagen, e ainda não há posição oficial sobre importação.