A comodidade de andar em um veículo autônomo vai envolver uma série de questões complexas
Divulgação
A comodidade de andar em um veículo autônomo vai envolver uma série de questões complexas

Os veículos autônomos vêm se tornando cada vez mais objeto de estudo e desenvolvimento das empresas automotivas, principalmente as mais modernas, focadas em alta tecnologia e produtos inovadores.

Devido à capacidade de seguir a melhor rota e transportar passageiros sem a necessidade de um condutor humano, esses veículos irão necessitar de maiores atualizações em seus sistemas, por questões de segurança.

Conforme  explica Marcos Antônio Simplício Junior, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) e professor de computação da Universidade de São Paulo (USP), "os fabricantes precisam se preocupar com segurança desde a concepção do sistema, e ainda assim vão precisar estar atentos à necessidade de atualizações, principalmente quando houver relatos de tentativas de ataque", afirma ele.

Ainda segundo o especialista, quanto mais tecnologia é inserida em um veículo, maior se torna a necessidade de atualizações constantes, especialmente no caso de veículos que de dirigem sozinhos.

Ele diz que "por envolver sistemas computacionais complexos, os veículos autônomos nunca serão 100% seguros. E esses tipos de veículos trazem muito de eletrônica embarcada", comentou. 

Garantir que o passageiro está seguro e não sofra acidentes é a principal preocupação dos desenvolvedores de carros autônomos , além de falhas mecânicas, é necessário lidar com cibersegurança, para que o sistema do carro não seja invadido.

"Para lidar com segurança de dados, evitando mensagens falsas, os veículos precisam usar mecanismos de assinatura digital das suas mensagens. Para evitar serem rastreados com base nessas assinaturas, é necessário trocar o identificador usado pelo veículo quando se comunica com a rede de tempos em tempos", explicou o engenheiro da USP.

Ele também disse que "já existem padrões para dar essa proteção na Europa e nos EUA, sendo que nesse último o padrão foi desenvolvido pelo IEEE", ressaltou. 

Entre as medidas ideais para a segurança de veículos autônomos , o professor destaca autenticação, assinatura digital e certificação digital de dispositivos, além da necessidade de atualizações constantes por partes das fabricantes.

Uma boa notícia é que em muitos casos as atualizações poderão ser feitas automaticamente, sem necessidade de deslocar o veículo até um concessionário e ficar horas esperando a atualização.

Diversas fabricantes de carros elétricos, e consequentemente autônomos , já disponibilizam atualizações remotas, ou “over-the-air”, que realiza no veículo as correções necessárias, assim que disponível.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!