A Volkswagen segue realizando testes com o SUV elétrico ID.4 no Brasil, apesar de não haver perspectiva de lançamento. Agora, a marca afirma que o modelo foi de São Bernardo do Campo (SP) ao Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, com apenas uma carga.
O objetivo da fabricante era mostrar a eficiência do modelo e provar que o SUV elétrico
consegue percorrer longas distâncias sem necessidade de parar para uma recarga.
Foram 456 km entre a fábrica da Volkswagen
e o Píer Mauá, com trechos urbanos, trânsito e muita estrada, afinal, a principal ligação entre Rio e São Paulo e a Via Dutra, que liga as duas maiores regiões metropolitanas do país.
O ID.4
possui baterias de 77 kWh e um motor elétrico de 204 cv que fornece energia para as rodas traseiras. Ao concluiu o trajeto, o veículo ainda marcava 131 km de autonomia e 18% de carga nas baterias, e superaria os 522 km de autonomia (WLTP) divulgados oficialmente pela fabricante.
A viagem ocorreu com dois ocupantes a bordo, além de ar condicionado e todos os sistemas de auxílio à condução
ligados, e com o modo de condução configurado no conforto.
“O interessante é que os sistemas de assistência realmente nos ajudam a conduzir o veículo de uma forma muito mais tranquila. O cansaço corporal sentido pelo motorista é praticamente eliminado.”, explica André Drigo, Gerente Executivo do Desenvolvimento do Produto, que foi o responsável por dirigir o veículo na viagem.
A equipe de engenharia da Volkswagen do Brasil saiu da fábrica da Anchieta por volta das 6h da manhã. O ID.4 teve a velocidade média de 65 km/h e o SUV ainda conseguiu uma regeneração de 2% de carga no trecho da Serra das Araras, o que rendeu 28 km extras de autonomia total.
“A condução a bordo de um modelo elétrico é diferente, mais consciente, mais eficiente e ainda assim muito divertida”, conclui André Drigo.
O SUV ID.4 já foi eleito o Carro do ano em 2021, decidido por um júri de mais de 90 jornalistas internacionais especializados em automóveis de 24 países, e também foi o vencedor do CarBuzz Awards 2021 na categoria “Save the Planet”.
No Brasil, o ID.4 participa de feiras, eventos e encontros com diferentes públicos. A estratégia da Volkswagen é disseminar a eletromobilidade e possibilitar a experimentação dos veículos “verdes”, reforçando a mobilidade sustentável no País, além de se conectar com novos consumidores.
A próxima aparição pública do ID.4 será durante o Rock in Rio Brasil 2022, onde a Volkswagen do Brasil, patrocinadora e carro oficial do evento, terá um estande próprio interativo de três andares com aproximadamente 450 metros quadrados e localização privilegiada próxima ao Palco Mundo.
Em seu estande, além do ID.4, haverá um espaço dedicado ao Way To Zero, estratégia que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050. Neste plano de descarbonização da empresa, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. A empresa também conta com um espaço na área VIP do Rock in Rio que também terá exposto o ID.4.