Porsche Taycan percorreu, entre outros países, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Itália e Áustria
Divulgação
Porsche Taycan percorreu, entre outros países, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Itália e Áustria

Os jornalistas britânicos Neil Winn e Doug Revolta, da What Car? estabeleceram um novo recorde de deslocamento em veículos elétricos, ao percorrerem 1.929 km, cruzando 14 países em apenas 24 horas a bordo de um Porsche Taycan.

Mais especificamente, foi utilizado um Porsche Taycan Battery Plus , que é a versão de entrada do modelo, mas com um pacote adicional que acrescenta cerca de 14 kWh de capacidade nas baterias.

Os repórteres saíram da Holanda e cruzaram Bélgica, Luxemburgo, França, Alemanha, Suíça, Liechtenstein, Itália, Áustria, Eslovênia, Croácia, Hungria, Bósnia e Sérvia.

Durante o trajeto foram utilizados apenas estações de recarga rápida da Ionity, que possuem capacidade de 350 kWh. Todas as paradas foram selecionadas previamente antes da viagem, e o planejamento inicial era ficar cerca de 30 minutos parado em cada estação escolhida.

A viagem foi realizada com ar-condicionado ligado e em velocidades normais de cruzeiro em vias europeias, inclusive uma tentativa de alcançar a velocidade máxima do modelo em uma Autobahn alemã.

Porsche Taycan fez a longa viagem pela Europa com uma média de 100 km/h
Divulgação
Porsche Taycan fez a longa viagem pela Europa com uma média de 100 km/h

Entretanto, houve alguns percalços na viagem. Logo na primeira parada, em um mercado francês, o Taycan deveria carregar a 270 kWh, entretanto, a velocidade de recarga ficou em apenas 67 kWh, provavelmente pois era horário de pico e todos os carregadores estavam sendo utilizados no momento.

O motivo da escolha foi que, segundo Neil Winn, os tradicionais GTs são modelos nascidos para cruzar o continente com o máximo de conforto possível e possuem grandes motores para fazê-lo, e o Taycan é uma interpretação moderna disso.

O plano inicial contemplava apenas 13 países, mas os jornalistas decidiram ampliar a viagem até a Sérvia, e conseguiram completar o objetivo com 10 minutos sobrando para a marca de 24 horas, com velocidade média de 100 km/h.

“Queríamos demonstrar que viagens com carros elétricos na Europa são possíveis. Esses carros são o futuro e já são usados de maneira comum por algumas pessoas. Tínhamos fé de que tudo daria certo, e no fim aconteceu tudo bem", concluiu Neil Winn.

Porsche Taycan atingiu sua velocidade máxima nos trechos das rodovias alemãs sem limite
Divulgação
Porsche Taycan atingiu sua velocidade máxima nos trechos das rodovias alemãs sem limite

Vale destacar que o modelo estava com quatro passageiros e repleto de bagagem, e os jornalistas destacaram a precisão com que o computador de bordo do Taycan determina a autonomia, provavelmente levando em consideração o modo de condução do motorista.

Foram necessários 391 kWh de energia durante a viagem, o que custaria £ 270 (R$ 1.602,57), lembrando que a rede de carregadores utilizada é a mais cara da Europa. No caso da Porsche , a fabricante oferece um desconto de £30 por kWh, então, foram necessários apenas £ 117 (R$694,45) para realizar a viagem.

Vale lembrar que a partir de 2035 a venda de carros a combustão estará proibida nos países que fazem parte da União Europeia, entretanto, Bulgária, Itália, Portugal, Romênia e Eslováquia, buscam postergar a adoção da medida para 2040.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!