A principal barreira para os carros elétricos no Brasil e no mundo ainda é o custo de aquisição. Modelos da Tesla fazem muito sucesso e vendem bem pois trazem tecnologias inéditas e divertidas, mas cobram caro por isso.
Quem se interessa pela mobilidade elétrica e não tem tanto dinheiro para gastar com carros, é obrigado a pagar valores mais altos. O alto preço de carros elétricos se justifica por que esses modelos contam com ainda mais metais preciosos, principalmente na fabricação das baterias.
Na Europa, muito se diz que para popularizar os elétricos, é necessário um modelo de no máximo €20.000. Vamos pegar um caso similar ao Brasil, o Peugeot 208 .
No configurador da Peugeot de Portugal, o modelo a combustão de entrada parte de €17.660, equipar a versão com o motor elétrico, faz o preço subir para €31.120, são €13.460 a mais pela motorização que dispensa combustíveis fósseis.
A Volkswagen irá lançar compactos elétricos em meados de 2025, e muito se especulava que conseguiriam quebrar a barreira dos €20 mil, e seria uma opção viável ao ID.3, que parte de €44.832 (R$ 227.513,43).
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen
concedeu uma entrevista recente ao portal Electrified Magazin onde afirmou não ver um modelo elétrico de Wolfsburg na tão sonhada faixa de preço.
Segundo o executivo, “será difícil alcançar esse valor. Os custos de matéria-prima e energia
passam rapidamente a marca dos 20 mil euros, e ainda temos custo de mão de obra”, declarou Schäfer ao portal alemão. “Nosso objetivo será €25.000 (R$ 127.000), mas veremos onde nos encaixaremos nesse cenário", completou
“A questão é: quando chegaremos na encruzilhada de preços entre modelos elétricos e a combustão? Acredito que quando o Euro 7 chegar, os modelos a combustão terão um aumento significativo em seus valores” Encerrou o CEO da Volkswagen.
O Euro 7 é o novo pacote de normas para emissão de poluentes de motores a combustão no continente europeu, e sua implantação já foi adiada por duas vezes, mas é esperada para meados de 2025, sendo o último pacote de emissões antes da União Européia proibir a comercialização de motores a combustão em 2035.
A Hyundai é outra fabricante interessada na faixa dos € 20 mil, visando concorrer exatamente com os modelos que as marcas do grupo Volkswagen planejavam para esse segmento.
No caso da fabricante sul-coreana, Andreas-Christoph Hofmann, Chefe do departamento de Marketing da Hyundai, já havia assinalado que essa faixa de preço é muito complicada devido ao preço das baterias, e o desenvolvimento de um veículo nesse valor, não será rápido.