Após anunciar a linha 2023 da e-Transit, a Ford mostra ao público durante o IAA, em Hannover (Alemanha), os modelos que complementarão a nova linha da Transit Custom.
A van comercial pequena da Ford terá versões a diesel, híbridas do tipo plug-in e também completamente elétrica .
O visual traz as mesmas novidades que a e-Transit Custom havia mostrado, ainda em maio. Como faróis bem finos e com um desenho mais futurista, e um LED posicionado acima da grade oval da Ford .
Entretanto, o acabamento da grade será diferenciado conforme a versão e motorização do utilitário , assim como o para-choque, que nas versões com motor a combustão, precisa de entradas de ar para resfriamento, e nas variantes eletrificadas abrigam a porta para recarga.
Serão seis versões no total: Base, Trend, Limited, Active, Trail e Sport. E cada uma contará com alguns detalhes específicos, como por exemplo, os faróis com LEDs inferiores e superiores, não estarão em todas as variantes.
A Transit Custom traz uma plataforma completamente nova, que será compartilhada com a próxima geração da Volkswagen Transporter . A Transit Custom terá opções de carga, opção cabine dupla com espaço para carga, além de uma variante exclusiva para passageiros.
O modelo contará com o sistema SYNC4 de 13 polegadas sensível ao toque, porém, a Ford não informou se o dispositivo será um item de série, ou encontrado apenas em versões mais caras.
De série, estará disponível a plataforma Ford Pro , um sistema online que promete integração entre o veículo e o telefone do condutor ou dono, e poderá auxiliar na adaptação da van, ou monitoramento mais preciso de frota.
Um dos exemplos de integração é a para transporte de itens que necessitam refrigeração. O sistema permitirá conexão com o sistema instalado posteriormente, e o controle da temperatura poderá ser feito na central do veículo.
A versão a diesel será equipada com o motor EcoBlue, e terá variantes de 109, 134, 148 e 168 cv, com câmbio manual de série, e opção de câmbio automático, de 6 marchas, e até tração integral, com capacidade máxima de 2.500 kg.
Nas versões híbridas plug-in , o motor 2.5 a gasolina funcionará em conjunto com uma bateria e motores elétricos, mas o conjunto não teve a potência divulgada.
Entretanto, os SUV Kuga e Escape
, que utilizam a mesma motorização produzem 222 cv, e suas baterias de 11.8 kWh permitem até 57 km de autonomia exclusivamente elétrica.
Por último, a e-Transit Custom
terá um motor elétrico de 214 cv e 42 kgfm de torque. O conjunto de baterias terá 74 kWh, e promete 380 km de autonomia.
Tanto nas versões híbridas quanto elétricas, os usuários da Transit Custom poderão utilizar a energia para ligar equipamentos e ferramentas elétricas, por meio do sistema ProPower Onboard.
As novas Transit Custom serão produzidas pela Ford Otosan na Turquia. As versões a diesel serão entregues no meio de 2023, com as variantes eletrificadas chegando alguns meses depois.