Os veículos elétricos vêm se tornando cada vez mais populares no Brasil. Isso apesar do fato de que os carros, motocicletas e utilitários exclusivamente elétricos são mais caros que similares movidos por combustíveis fósseis.
O interesse do brasileiro por esses veículos vem sendo registrado em pesquisas e também pelos números de veículos vendidos. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), já são mais de 100 mil veículos eletrificados em circulação no país.
O carro elétrico mais em conta do mercado brasileiro parte de R$ 146.990. E enquanto muitos potenciais clientes possuem dúvidas sobre como um carro dessa categoria se encaixaria em suas rotinas, o aluguel se mostra uma alternativa viável para conhecer a tecnologia.
A partir dessa realidade, o estoque das locadoras conta, atualmente, com mais de 1.200 veículos elétricos ou híbridos, Isso é o dobro da quantidade de 2018, quando a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis estimava que haviam cerca de 600 unidades, apenas.
Renato Franklin, CEO da Movida — empresa de aluguel de carros — afirma que a locadora tem função importante e pode mostrar aos clientes que carros elétricos não são complicados.
“Além de nosso compromisso com a redução na emissão de gases, queremos desmistificar o uso do carro elétrico no país. Em nossas lojas oferecemos veículos novos (com menos de 1 ano de uso), carregadores elétricos e investimos em infraestrutura junto com empresas parcerias que promovam o uso deste meio de transporte”, afirma o executivo.
Em abril de 2022, a empresa adquiriu mais de 250 veículos elétricos da fabricante chinesa BYD, em um investimento de mais de R$ 100 milhões e conta agora com o SUV Tan EV e o furgão eT3 em sua frota de elétricos.
“Percebemos que locação é uma ferramenta fundamental para o consumidor ter sua primeira experiência com um carro híbrido ou 100% elétrico. Por isso oferecemos uma frota nova e todo suporte para que nosso cliente tenha uma experiência única. Um dos novos modelos mais procurados para locação é o modelo SUV premium da BYD, o TAN”, completa Franklin.
Entretanto, o consumidor interessado no aluguel de carros eletrificados precisa estar atento já que nem todas as lojas das locadoras possuem veículos deste segmento disponíveis, e por conta do valor do veículo ser mais elevado, o valor de aluguel também é mais caro.