Toyota tem modelos a combustão, híbridos, 100% elétricos e até movido a célula a hidrogênio
Guilherme Menezes/ iG Carros
Toyota tem modelos a combustão, híbridos, 100% elétricos e até movido a célula a hidrogênio

A Toyota afirmou que não irá alterar sua estratégia para veículos elétricos, e enxerga esses modelos como uma alternativa para o futuro, mas não se tornará uma fabricante exclusiva de modelos elétricos.

Em uma fala recente aos concessionários da marca durante um evento em Las Vegas (EUA), Akio Toyoda , presidente da fabricante japonesa, informou aos lojistas que a adoção completa aos carros elétricos irá “demorar mais do que a mídia deseja que nós acreditemos”.

Para Toyoda, a estratégia que a fabricante seguirá adotando é a de manter sua gama de motorizações “com maior amplitude possível”.

A Toyota tem uma tradição de conservadorismo em relação a muitos modelos, apesar de ter sido a primeira fabricante a apostar em um veículo híbrido  produzido em série, somente em abril deste ano lançou seu primeiro carro 100% elétrico.

Os consumidores mais tradicionais, que ainda preferem motores a combustão certamente se sentem mais tranquilos após a declaração do presidente da marca, principalmente após o anúncio de que a Toyota teria 30 modelos elétricos em meados de 2030.

Akio Toyoda, presidente da Toyota, durante anúncio de futuros modelos da marca
Divulgação
Akio Toyoda, presidente da Toyota, durante anúncio de futuros modelos da marca


A fabricante japonesa planeja investir US$ 28 bilhões no segmento de veículos elétricos, um valor significativamente menor que rivais como a Ford , que planeja injetar US$ 50 bilhões até 2026 neste setor, e o presidente da Toyota afirma que o investimento é menor, pois ele já ocorre há duas décadas.

“Nossos investimentos parecem ser menores que os outros, mas se perceber o que a Toyota vem fazendo nos últimos 20 anos, o total investido não é pequeno”, declarou.

“A Toyota é como uma fabricante para todos os tipos de motorização . Não é correto que uma marca determine qual tipo de produto você deveria comprar”, concluiu o presidente da fabricante japonesa.

Toyoda ainda afirmou que não acredita que o mandato do estado da Califórnia (EUA) de banir a venda de veículos novos movidos a gasolina a partir de 2035 irá vingar.

“Analisando os preços, autonomia dos veículos e infraestrutura de hoje e o ritmo que esses indicadores estão se desenvolvendo, falando de forma realística, acho que são metas difíceis de alcançar”, completou o executivo.

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