Após o lançamento do SUV bZ4x, seu primeiro carro puramente elétrico, a Toyota vem se movimentando para estabelecer uma linha completa de veículos com esse tipo de motorização, e vazaram imagens de um sedã elétrico da marca japonesa.
Chamado de bZ3 , o sedã fez sua aparição durante o processo de homologação para venda no mercado chinês, e apresenta similaridades com outros modelos recentes da fabricante, como o Crown , e o bz Sdn, revelado entre os 15 conceitos mostrados por Akio Toyoda.
O sedã revelado na China é baseado na plataforma e-TNGA , e segundo as informações do órgão chinês, terá 4,72 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,47 m de altura e 2.88 m de entre-eixos, sendo maior que o Corolla vendido no Brasil.
O maior destaque do modelo deverá ser o conjunto de baterias, desenvolvidos pela joint-venture entre Toyota e BYD , voltada para criação de motores e baterias elétricas para modelos de grande volume.
Essas baterias não utilizam níquel ou cobalto, elementos cujos preços dispararam a partir do conflito armado entre Rússia e Ucrânia, e assim, a expectativa é que o modelo tenha um preço competitivo.
Espera-se que o maior destaque do modelo seja as baterias ou o preço, até por que a potência estimada é calculada entre 184 e 245 cv, nada muito destacável, e o visual não é muito diferente do que os conceitos Toyota já mostram.
Nos modelos enviados para homologação é possível ver uma unidade com calotas e um aro pequeno, enquanto outra unidade conta com pintura em dois tons, rodas maiores e teto solar.
O bZ3
deverá ser o primeiro dos 15 modelos anunciados pela Toyota, e mais informações devem estar disponíveis em meados de novembro, quando ocorre o Salão de Guangzhou, na China.
É esperado que o bZ3 seja um possível rival com um preço mais em conta quando comparado com o Tesla Model 3
, BMW i4
e para o futuro sedã Volkswagen ID.AERO
, revelado recentemente e com desenvolvimento pensado em famílias chinesas.