Modelo AMG (esq) possui visual muito semelhante às versões menos potentes do SUV
Divulgação/Mercedes-Benz
Modelo AMG (esq) possui visual muito semelhante às versões menos potentes do SUV

Em evento simultâneo, mas externo ao Salão de Paris, a Mercedes-Benz revelou o EQE SUV, seu mais recente lançamento 100% elétrico. O modelo conta com até 590 km de autonomia e potência entre 288 e 402 cv.

O Mercedes EQE integra a nova geração de elétricos da marca, fabricados a partir de uma plataforma dedicada a essa motorização, que já produz o EQS sedã e SUV e também o EQE sedã .

O lançamento tem 4,8 metros de comprimento , 1,9 m de largura e 1,6 m de altura, com 3 m de distância entre-eixos . Apesar de carregar o mesmo nome, o utilitário é menor em todas as dimensões que o EQE sedã.

Segundo a Mercedes , o entre-eixos menor faz com que o modelo entregue mais agilidade ao volante do SUV elétrico , apesar das 2,5 toneladas de peso.

O EQE SUV só supera o “irmão” no quesito porta-malas , os 520 litros de capacidade abrigam mais bagagem que os 430 litros da versão sedã, e com os bancos rebatidos, o volume aumenta para 1.675 litros.


Visualmente o EQE segue a tendência da linha EQ com um elemento pintado em preto na dianteira, sempre com contornos arredondados e a estrela de três pontas no centro da peça e pequenos pontos brancos ao redor. Na versão AMG o padrão é diferente, e a estrela é acompanhada de barras verticais cromadas.

Na traseira as lanternas em LED se conectam por meio de um elemento contínuo por toda a extensão da tampa do porta-malas, que não contem nenhum emblema além da estrela da Mercedes-Benz . Nas versões AMG , o logotipo da divisão e da versão é adicionado.


O interior é todo em couro de duas cores, mas a estrela da cabine é o Mercedes Hyperscreen , que consiste em três telas digitais que ocupa todo o painel do veículo, e passa a impressão de ser uma peça única.

Na versão AMG o interior é fabricado em couro na cor preta e há detalhes em fibra de carbono no console central e também no volante, que possui base achatada;

Os bancos também mudam, possuem um apoio mais reforçado para as costelas dos ocupantes e contam com o logotipo de clássico da AMG estampado. O visual esportivo é complementado por detalhes vermelhos pela cabine e no cinto de segurança.

Tela de multimídia se destaca no interior do SUV, com estilo futurístico e sofisticado
Divulgação/Mercedes-Benz
Tela de multimídia se destaca no interior do SUV, com estilo futurístico e sofisticado

O Hyperscreen conta com sistema de som assinado pela Dolby e controla todas as funções de entretenimento e informação do EQE SUV , e segundo a Mercedes , será atualizado com funções como estacionamento automático .

De série, o sistema de navegação estabelece as rotas que contenham o maior número de pontos de recarga possível, e controla a intensidade do freio regenerativo baseado no tráfego a frente.

Além disso, o EQE conta com a tecnologia de faróis digitais , que projetam informações auxiliares ou símbolos de advertência no asfalto para o condutor.

Além disso, a Mercedes ainda informa que o sistema de som do EQE irá projetar sons para o motorista, desde um som relaxante , próximo à natureza e até mesmo uma opção que simula um motor a combustão estará disponível, entretanto, deverá ser baixada a parte.

O modelo será vendido em cinco versões , a 350+ irá oferecer tração traseira, enquanto a 350 4 Matic e 500 4Matic, tração nas quatro rodas. As versões AMG 43 e 53, serão as mais potentes do modelo, que será sempre equipado com baterias de 90.6 kWh .

As versões 350 + e 350 4Matic terão entre 480 e 590 km de autonomia e 288 cv potência e 57.6 kgfm de torque, a diferença será a configuração dos motores .

A versão 350 + terá apenas um propulsor posicionado no eixo traseiro, na 4 Matic serão dois motores elétricos, um em cada eixo, mas nesse caso, a autonomia cairá cerca de 19 km.

Mercedes-Benz EQE SUV segue as mesmas linhas do menor EQC, mas com detalhes exclusivos
Divulgação/Mercedes-Benz
Mercedes-Benz EQE SUV segue as mesmas linhas do menor EQC, mas com detalhes exclusivos

Os modelos preparados pela AMG terão 476 cv e 87,4 kgfm de torque na versão 43 e 626 cv de potência e 96,8 kgfm na topo de linha "53".

Esses modelos terão de série tração integral e eixo traseiro esterçante , e a versão 53 terá um pacote opcional com uma configuração especial que aumenta a potência para 687 cv e o torque para 101 kgfm. 

Os dados de alcance são estimados pela Mercedes-Benz , já que o modelo ainda não teve os dados oficiais aferidos pelas autoridades europeias.

O EQE 500 4Matic também irá oferecer tração integral e dois motores elétricos, mas a potência cresce para 396 cv e o torque   para 87,49 kgfm, a autonomia no ciclo WLTP é estimada em 460 e 547 km segundo a Mercedes .

O EQE SUV poderá ser recarregado com até 170 kW de potência, segundo a fabricante, o modelo conseguirá 220 km de alcance em apenas 15 minutos de recarga em equipamentos de corrente direta (DC).

A produção do modelo deverá iniciar em dezembro nos Estados Unidos, com as primeiras unidades sendo entregues a partir de 2023. O modelo irá concorrer com BMW iX , e Audi E-Tron , então poderá chegar ao Brasil no futuro.

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