A Ford apresentou a Maverick híbrida no Brasil, picape que chegará no primeiro trimestre de 2023 e que promete ser a primeira do tipo a contar com o auxílio de um motor elétrico. Pode ser uma maneira de aumentar as vendas do utilitário, um modelo que concorre uma picape que é o medalhão do segmento médio compacto: a Fiat Toro.
De acordo com a empresa, a versão eletrificada batizada de Hybrid é dotada de dois motores, sendo uma unidade de 2,5 litros Atkinson a gasolina (mais econômica do que um propulsor ciclo Otto) que rende 191 cv de potência e torque combinado de 38,3 kgfm, pois trabalha associada a uma transmissão eletrônica continuamente variável (eCVT) e a outro propulsor elétrico, um sistema que funciona de maneira parecida com o Toyota Corolla Hybrid. Além da recarga direta provida pelo motor a combustão, a pequena bateria é também carregada pelo freio regenerativo, tecnologia que permite reutilizar a energia das frenagens.
São números mais tímidos do que o 2.0 turbo usado na versão mais potente da Maverick, um propulsor que rende 253 cv e 38,7 kgfm de torque. Mas o troco vem no consumo.
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, a EPA (Environmental Protection Agency), o consumo é de 17,8 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada, sempre com gasolina. Híbridos consomem menos combustível nos circuitos urbanos, pois são neles que o propulsor elétrico age com mais eficiência.
Isso significa que a picape híbrida tem uma autonomia, segundo a EPA, de mais de 804 km no ciclo urbano em um único tanque de gasolina.
“A Maverick Hybrid faz parte da nossa agenda de descarbonização no Brasil, que também terá outras grandes novidades em 2023”, diz Rogelio Golfarb, vice- presidente da Ford América do Sul. “A eletrificação é um dos pilares do modelo de negócios da Ford na região e no mundo.”
Com tudo isso, o modelo híbrido se torna uma alternativa inclusive para as picapes a diesel, atendendo um consumidor de perfil mais urbano. Ela virá com as funções de conectividade do aplicativo FordPass, que incluem alertas de funcionamento do veículo e acionamento do alarme, localização, acesso remoto ao nível do combustível, hodômetro, travamento e destravamento e partida remota com acionamento do ar-condicionado.
Nos EUA, o preço da Maverick Hybrid é um pouco inferior ao pedido pela 2.0 turbo, então podemos esperar o mesmo por aqui. Lembrando que a versão exclusivamente a combustão custa a partir de R$ 240.490.