eco.Cargo e eco.Truck são dois modelos da Hitech e focam em entregas urbanas 'Last Mile'
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eco.Cargo e eco.Truck são dois modelos da Hitech e focam em entregas urbanas 'Last Mile'

A mobilidade 100% elétrica ainda está começando a ganhar força no Brasil. A cada ano, a comercialização de veículos elétricos cresce, e para 2023 as expectativas seguem sendo de crescimento. Esse ano, a Hitech Electric está inaugurando a primeira linha de montagem de veículos utilitários 100% elétricos do Brasil em Campo Largo, no Paraná.


Nos últimos cinco anos a empresa atuou como desenvolvedora e importadora de veículos elétricos, mas a criação da fábrica de 10 mil m² irá possibilitar que a Hitech expanda seus negócios e comece a fabricar seus veículos.

“O lançamento da linha de montagem e a abertura de uma fábrica totalmente nova consolida um projeto ambicioso e gera inúmeras oportunidades para a indústria de eletromobilidade se desenvolver no Brasil”, comenta Rodrigo Contin, CEO da Hitech Electric.

A Hitech Electric é uma empresa jovem, fundada em 2017, e vem sendo apoiada pelo programa Corporate Venture Capital (CVC) da Positivo Tecnologia , empresa brasileira é parceira estratégica e investidora tecnológica da startup.

A nova fábrica terá capacidade de produzir 50 veículos por mês , e já possui planos de expansão para dobrar a produção em curto prazo.

Todo o conjunto motriz dos veículos da Hitech Electric são fornecidos pela WEG , portanto, as baterias de Lítio Ferro Fosfato (LFP), motores e inversores são todas fabricadas seguindo alto padrão de qualidade.

Atualmente, a Hitech oferece o e.coDelivery, focado uso interno em empresas ou entregas “last mile”, ou seja, na entrega de mercadorias para os clientes. O modelo parte de R$ 109.980 e conta com baterias de 7,7 ou 15,7 kWh. A autonomia é de 80 ou 160 km, dependendo do pacote de baterias instalado, e pode levar até 450 kg de carga . O motor é de 12 kW (16,3 cv) com pico de 24 kW (32,6 cv).

e.coDelivery demora 5 horas para ser carregado em tomadas domésticas, que podem ser de 110 ou 220 volts
Reprodução/Hitech Electric
e.coDelivery demora 5 horas para ser carregado em tomadas domésticas, que podem ser de 110 ou 220 volts

Os modelos contam de série com rádio com USB e podem ter ar-condicionado e direção elétrica instalados como itens opcionais, que custam R$ 3.990 e R$ 2.350, respectivamente.

A Hitech também produz o e.coTruck e e.coCargo , dois caminhões elétricos de pequeno porte que oferecem versatilidade no transporte de mercadorias mais pesadas e de tamanho maior. O e.coTruck é equipado com caçamba que tem capacidade de 1.200 kg, enquanto o e.coCargo é um veículo com baú, com volume de 5 ou 7,5 m³.

Ambos contam com a mesma motorização de 16,3 cv de potência , e estão disponíveis em três versões: Com autonomia de 80 km, voltada para "uso interno", 140 km no modelo emplacado e 280 km, na versão que conta com duas baterias. Nesse caso, o único opcional é o ar-condicionado, que custa R$ 3.990. Airbags são itens de série nas versões homologadas para rua, que custam a partir de R$123.920.

Eco.Tech4 busca popularizar o uso de carros elétricos para frotistas no Brasil
Reprodução/Hitech Electric
Eco.Tech4 busca popularizar o uso de carros elétricos para frotistas no Brasil

A Hitech ainda produz veículos de passeio de dois ou quatro lugares. Batizados de e.coTech2 e e.coTech4 , tem capacidade para 80 ou 160 km de autonomia com os mesmos motores de 12 kW dos outros veículos da marca.

O e.coTech2 mede 2,05 metros de comprimento, 1,38 m de largura e 1,62 m de altura, ideal para uso em grandes centros urbanos, com vagas de estacionamento cada vez mais apertadas. A versão de 4 lugares, o e.coTech4, mede 2,95 m de comprimento e custa a partir de  R$ 119.980

Ambos contam com airbag duplo frontal (obrigatório) e cinto de segurança de três pontos, com ar-condicionado e direção elétrica sendo opcionais.

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