O novo Citroën C3 foi projetado para ser um veículo de massa da Citroën em mercados emergentes, como a Índia e a América do Sul, e a versão elétrica irá seguir a mesma receita que a Renault utilizou no Kwid . Agora, o SUV compacto da Citroën ganhou uma variante exclusivamente elétrica no país asiático.
A estratégia para eletrificar o C3 é a mesma já utilizada no Kwid e no e-208 pela Peugeot, usar um produto consolidado no mercado e mudar apenas o trem de força. Isso dá uma vantagem a esses modelos em casos de colisão, por exemplo, onde as peças de carroceria são as medas das versões à combustão , e em tese, possuem o mesmo preço .
Visualmente, apenas olhares mais atentos irão perceber a versão elétrica do C3 , que pode ser identificada pelo bocal de carregamento no para-lama dianteiro direito , enquanto na versão a combustão, o bocal de abastecimento se localiza depois das portas traseiras, no lado esquerdo do veículo, e também pela ausência de escapamento .
No interior do E-C3 , a novidade é apenas a alavanca de câmbio , que foi substituída por um seletor, necessário para colocar o carro em movimento. O painel de instrumentos também deve passar por pequenas adaptações para abrigar informações sobre a carga das baterias e autonomia.
No mercado indiano, o E-C3 é equipado com um motor elétrico instalado na dianteira, assim como no modelo a combustão, mas que entrega apenas 57 cv de potência e 14,5 kgfm de torque. O torque não é ruim, é superior ao do JAC-EJS1 , Kwid E-tech , Chery iCar, mas a potência fica abaixo dos 62, 65 e 61 cv dos respectivos rivais.
Se é mais fraco
, pelo menos consegue ir mais longe. As baterias têm 29,2 kWh de capacidade
, e segundo a imprensa indiana, oferecem 320 km de autonomia
. Vale lembrar que essa autonomia foi aferida no ciclo indiano de testes, e pode ser alterada quando medida nos padrões brasileiros.
Para comparação, o Kwid E-Tech oferece 298 km de autonomia, no caso do iCar não passa de 282 km, enquanto o E-JS1 alcança os 300 km.
Talvez a Citroën brasileira utilize baterias e motores mais potentes por aqui, mas isso pode encarecer o projeto e fazer o C3 pouco competitivo frente aos concorrente.
O E-C3 indiano vai de 0 aos 60 km/h em 6.8 segundos, repare bem, 0-60, e a velocidade máxima é limitada a apenas 107 km/h . Segundo a Autocar India, o tempo necessário para recarregar as baterias de 10 a 80% leva 57 minutos em carregadores de corrente contínua , em tomadas domésticas o mesmo processo leva 10.5 horas .
O C3 elétrico
deve começar a chegar para testes no Brasil
em breve, e será produzido na Índia
, e deve chegar às lojas em fevereiro
. O preço do veículo será revelado no dia 22 de janeiro, quando começará o período de pré-venda.