Nova geração do Range Rover é um dos modelos híbridos plug-in oferecidos pela marca no Brasil
Divulgação
Nova geração do Range Rover é um dos modelos híbridos plug-in oferecidos pela marca no Brasil

A Land Rover , marca do segmento de Suvs de luxo , estuda mudar sua produção no Brasil de veículos a combustão para modelos 100% elétricos , segundo o diretor de estratégia e sustentabilidade do grupo Jaguar Land Rover, François Dossa.

Os planos foram revelados pelo executivo em entrevista para o Valor Econômico , a reportagem abordou a recente reunião do executivo com o vice-presidente da república Geraldo Alckmin , que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A partir de 2030, o grupo Jaguar Land Rover deixará de fabricar veículos equipados com motores a combustão. Portanto, para não se desfazer dos quase 500 funcionários que emprega atualmente, a filial brasileira planeja reajustar seus produtos, para, inclusive exportá-los. Atualmente, 30% dos veículos SUVs pela Land Rover no Brasil são fabricados em Itatiaia .

Na reunião com Alckmin, Dossa expôs o desejo da fabricante de que o governo estimule a produção de  carros elétricos na próxima fase do programa Rota 2030 . Ele ainda afirmou que a unidade fluminense pode ser expandida para suportar uma demanda interna maior, e até exportar os modelos para os Estados Unidos , um mercado onde a JLR não conta com fábricas.

Além de fabricar modelos novos, Itaipava ainda conta com Clínica de Restauração para modelos clássicos como o Defender
Divulgação Jaguar Land Rover
Além de fabricar modelos novos, Itaipava ainda conta com Clínica de Restauração para modelos clássicos como o Defender

Outras empresas defendem a adoção de veículos híbridos , com motores a combustão aceitando etanol, mas Dossa discorda desse pensamento:

Mas quem garante que o consumidor vai encher o tanque com etanol? Ninguém pode obrigá-lo. Quando o carro ocupou o lugar da carruagem muitos diziam que não daria certo. Agora, na eletrificação, o Brasil ainda leva a vantagem da geração de energia limpa ”,  afirma o executivo.

No Brasil, nenhuma marca de renome global optou por produzir carros elétricos , o mais perto disso são veículos híbridos , oferecidos por companhias chinesas. 

A BYD estuda a compra da filial que pertencia à Ford em Camaçari , na Bahia, enquanto a GWM , que está chegando com força no Brasil, já conta com uma fábrica em São Paulo, mas planeja produzir apenas veículos híbridos, assim como a também chinesa JAC .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!