A Volvo foi uma das primeiras fabricantes tradicionais a apostar na eletrificação total de seus modelos. O mais novo integrante da família, o EX30 , promete popularizar os elétricos suecos com um valor atrativo: 36 mil euros (R$ 189 mil na conversão direta).
No Brasil, a pré-venda do novo carro começará em 2023, mas as entregas estão previstas para o primeiro bimestre de 2024 , confirmou ao iG Carros Luiz Rezende, Head da Volvo Cars América Latina e Presidente da Volvo Car Brasil . Será a mesma época em que vai desembarcar também o EX90 .
O novo EX30 mede 4,23 metros de comprimento , sendo 2,65 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o XC40 tem 4,44 m de uma ponta a outra e 2,70 m de entre-eixos.
A pequena diferença no tamanho se refletirá em uma grande diferença nos preços. O XC40 elétrico parte de €44.822 na Europa (R$ 329.950 no Brasil), enquanto o EX30 irá partir de 36 mil Euros (R$ 189 mil na conversão direta).
Nos Estados Unidos , isso pode significar um veículo abaixo dos 35 mil dólares (R$ 172 mil) , equiparando o Volvo com Hyundai Kona EV e a versão elétrica do Kia Niro , e sendo mais barato que o Volkswagen ID.4 .
No caso do nosso mercado, o carro importado da China terá valor inicial na faixa dos R$ 300 mil, apostamos.
"Teremos um preço atraente para galgar uma fatia de mercado com um carro que vai competir com rivais a combustão ", afirma Luiz Rezende, Head da Volvo Cars América Latina e Presidente da Volvo Car Brasil. "Com a melhora da cadeia logística, na crise dos semicondutores e o relaxamento do lockdown na China, a capacidade de produção será maior", analisou em entrevista anterior.
Apesar de ser o menor e mais barato modelo da Volvo , o EX30 será o mais rápido já fabricado pelos suecos, com zero a 100 km/h na casa dos 3,6 segundos . Essa aceleração é digna de um Lamborghini Urus , por exemplo, que cumpre o mesmo em 3,5 s.
Entretanto, essa aceleração só estará disponível na versão topo de linha, que contará com dois motores elétricos , que combinam para 428 cv de potência e 55,37 kgfm de torque . Nessa versão, a tração é integral e a autonomia é de 460 km no ciclo WLTP.
As versões de entrada poderão contar com duas opções de baterias. A primeira é a de fosfato de ferro e lítio , que será conectada a um motor elétrico traseiro de 272 cv e 35 kgfm de torque. Essa configuração já basta para arrancar da imobilidade aos 100 km/h em 5,7 segundos. A autonomia é na casa de 344 km (ciclo WLTP) e as recargas de 10 a 80% acontecem em 28 minutos .
Quem precisa de mais autonomia, poderá contar com a variante de alcance estendido . Essa opção conta com a bateria NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), e é mais eficiente do que a opção de lítio-fosfato. Aqui, a autonomia máxima é de 480 km , de acordo com o ciclo WLTP. Segundo a Volvo, nessa versão, o 0-100 passa a ser de 5,3 segundos .
Pensado para ser o Volvo mais ecológico já feito até o momento, o EX30 irá seguir o histórico de seus irmãos maiores e usará materiais renováveis e reciclados .
Segundo a fabricante, a abordagem minimalista de design e o uso eficiente dos materiais reduz ou elimina desperdícios. 25% de todo o alumínio, 27% do aço e os plásticos utilizados na carroceria são reciclados . No interior, 30% das peças de decoração são produzidas com plástico reciclado .
Falando em interior, o sistema de infoentretenimento contará com tela única de 12,3 polegadas sensível ao toque e posicionada na vertical. Apple Car Play e Android Auto estarão disponíveis, bem como o assistente integrado do Google . Mais detalhes sobre o pacote de itens de conforto serão divulgados próximo do lançamento no Brasil.
A cabine contará com quatro opções de cores , Breeze, Mist, Pine e Indigo, cada uma contendo um significado diferente e inspiradas na natureza .
O EX30 contará com o Park Pilot Assist , que irá estacionar o veículo automaticamente em vagas curvas, paralelas, perpendiculares e diagonais. O sistema identifica as vagas e até opera os pedais e o volante. Além de câmera 360º , a tecnologia indica a distância em relação aos obstáculos ao redor.