A relação entre Hyundai , Caoa e Brasil é complexa. O Grupo Caoa foi o responsável por trazer os primeiros modelos da sul-coreana para o Brasil, antes do início das operações próprias em 2012, marcada pelo lançamento do HB20 . Agora, a parceria ganhará novos rumos, com a Hyundai-Caoa trazendo novos modelos importados .
Parece uma ironia, uma vez que os carros trazidos para cá são pensados para o nosso mercado pela Hyundai Brasil, porém, esse é o acordo entre eles, um trato que vale até 2028, segundo decisão judicia l.
Responsável por importar modelos como Tucson e Azera, que ajudaram a popularizar a Hyundai na segunda metade dos anos 2000, a operação irá se modernizar, trazendo veículos híbridos e elétricos.
A Caoa é responsável pela operação da Chery no Brasil, e se orgulha de ter eletrificado a linha da chinesa , e fará o mesmo com a linha dos importados da Hyundai. Segundo a Caoa, já na segunda quinzena do mês de março chegarão o híbrido Ioniq , o utilitário HR em versão 4x4 e uma versão do Tucson com visual atualizado.
A atualização do “New Tucson” é importante para já que dará uma nova vida ao SUV que seguirá sendo fabricado pela Caoa em Anápolis (GO) até 2025, quando a quarta geração do carro irá desembarcar por aqui. É um atraso lamentável.
O Ioniq é um modelo já “conhecido” dos brasileiros mais antenados nas notícias, já que é oferecido desde o fim do ano passado em um sistema de assinatura da CAOA .
O Ioniq é um híbrido convencional e o utiliza o mesmo conjunto do Kia Niro , e Hyundai Kona HEV , combinando um motor 1.6 a combustão e um motor elétrico de cerca de 43,5 cv. A potência combinada do conjunto é de 141 cv e o torque chega a 27 kgfm. O consumo é louvável: 18,9 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada, sempre usando gasolina.
Além do Ioniq, outro híbrido programado é o Kona , SUV que mede 4,20 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,56 m de altura e 2,60 m de entre-eixos, um porte próximo ao do Creta , mas que conta com visual ainda mais ousado.
Sob o capô e chassis, o conjunto mecânico é o mesmo do Ioniq, mas, segundo o Inmetro, seu consumo é melhor no ciclo urbano, registrando 19,6 km/litro na cidade e 17,4 km/l na estrada, sempre utilizando gasolina.
O Kona híbrido está previsto para chegar em julho, trazendo itens como conjunto óptico de LED, rodas de 16 polegadas, bancos de couro com ajuste elétrico, ventilação e aquecimento, ar-condicionado digital e painel de instrumentos digital e multimídia, ambos com 10,25 polegadas.
No mês de agosto, quem desembarca por aqui é o Hyundai Kona EV , versão exclusivamente elétrica do SUV. O lançamento será equipado com apenas um motor elétrico de 136 cv e 40,3 kgfm de torque e terá autonomia de 252 km .
A principal diferença em relação ao híbrido será a ausência de grade frontal, e o para-choque dianteiro com o bocal para carregamento, além das rodas de 17 polegadas. No mais, será igual ao modelo híbrido até na lista de equipamentos.
Entretanto, chama a atenção o fato de que a versão trazida para cá não é a mais recente do elétrico, assim como acontece no caso do Ioniq. Em novembro, foi revelada a segunda geração do SUV , com visual ainda mais ousado , já em conformidade com a nova linha de design da Hyundai.
Em 2024, a Hyundai-CAOA irá trazer dois modelos, um deles é o SUV de grande porte Palisade, que recentemente foi registrado por aqui . Entretanto, a CAOA seguirá trazendo o modelo antigo para cá, visto que o utilitário apresentado já foi foi reestilizado nos Estados Unidos, por exemplo.
Pode ser que a versão mostrada seja apenas ilustrativa e de fato o carro que será lançado em 2024 seja a versão mais recente, já que não há nem confirmação de qual opção de motor será oferecida.
Dependendo do mercado, o Palisade pode ser encontrado com motores V6 3.5 de até 277 cv e 34,2 kgfm de torque ou a opção 3.8, também V6 de 295 cv e 36,1 kgfm de torque. Há também um 2.2 turbodiesel de 200 cv de potência e 45 kgfm de torque. Independente do combustível, o câmbio é sempre automático de 8 marchas.
Outro lançamento do próximo ano será o hatch médio 100% elétrico Ioniq 5 , que em nada lembra o híbrido do mesmo nome. Atualmente, o nome Ioniq é utilizado para batizar os modelos elétricos da Hyundai , que se diferenciam pelos números 6 para um sedan e 7 para um futuro SUV grande.
O hatch se destaca pelo visual externo que mescla elementos retrôs, mas futuristas ao mesmo tempo. Há versões com um ou dois motores e pode contar com três opções de baterias, oferecendo de 350 a 488 km de autonomia. Esses detalhes deverão ser revelados quando o lançamento se aproximar.
Encerrando o ciclo de importações, em 2025 é a vez da quarta geração do Tucson , que chegará em versões a combustão e híbridas, assim como uma variante híbrida do Palisade, que ainda não existe no exterior.
Antes de encerrar, temos que tratar do Hyundai HR , o caminhãozinho da Hyundai finalmente irá ganhar uma atualização, porém, não é relacionada ao visual. O modelo irá receber tração integral para enfrentar os obstáculos do dia a dia, mas o motor turbodiesel seguirá inalterado, entregando 130 cv e 26 kgfm de torque.
Na Coréia do Sul , o pequeno utilitário é oferecido até com motor elétrico de 183 cv e 40,2 kgfm de torque, com autonomia para 211 km, mas essa versão não deve chegar por aqui.
Segundo a Caoa, o pós-venda da marca também passará por uma grande evolução, e para isso o estoque de peças da marca será aprimorado e irá armazenar até mesmo baterias elétricas. Além disso, proprietários de Tucson , Azera , Santa Fé , i30 , Veloster , entre outros, poderão realizar reparos nas concessionárias da própria Hyundai brasileira.
Anteriormente, esses usuários precisavam encontrar uma concessionária Hyundai-Caoa para ser atendidos, mas agora, graças ao conceito de Cross Service (serviço cruzado), os proprietários terão essa opção.