A BYD oficialmente inaugurou o seu complexo industrial em Camaçari (Bahia) , que, anteriormente, era de propriedade da Ford . Após longas negociações entre os chineses, governo da Bahia e empresa norte-americana, finalmente a BYD pôde iniciar as obras no local .
Desde outubro do ano passado, a BYD já sinalizava o interesse em assumir as fábricas . Agora, além das reformas e atualizações necessárias, que são parte do investimento de R$ 3 bilhões que a marca irá realizar no país, a BYD ainda prometeu um novo ciclo de injeção de capital na operação brasileira .
A nova quantia, que ainda não foi divulgada pela marca, irá financiar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador (BA) e também a ampliação da capacidade produtiva do complexo de Camaçari.
Os planos da BYD para o seu complexo industrial no Nordeste consistem em três fábricas: uma para automóveis , uma para caminhões e chassis de ônibus elétricos e a terceira para o processamento de lítio e ferro fosfato , material utilizado para a produção das baterias dos veículos híbridos e elétricos da marca.
A produção deve começar somente no fim de 2024
. Na fase inicial, a expectativa é que 150 mil veículos sejam produzidos por ano
. Em um segundo momento, planejado para 2025, a marca planeja dobrar a capacidade produtiva
.
“Queremos apoiar a Bahia, especialmente a região de Camaçari, a se tornar o Vale do Silício do Brasil. É por isso que vamos construir um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Salvador. Ao mesmo tempo, já estamos trabalhando duro para criar a solução brasileira para nossos carros híbridos plug-in: a combinação de etanol e energia elétrica. Duas fontes de energia limpa para levar o Brasil em direção a um futuro mais verde”, declarou Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD.
A produção local permitirá que a BYD consiga preços menores em seus carros elétricos e híbridos, além de afastar a preocupação com o debate sobre os impostos de importação para carros elétricos .
Atualmente, a alíquota é zero , mas o governo federal estuda retornar com o imposto de importação de forma gradativa, até atingir os 35% pagos por veículos a combustão.
O centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador será importante para o desenvolvimento de um motor híbrido flex , que deverá equipar o BYD Song Plus , principal modelo da marca em volume de vendas no país.