A BYD segue sua ofensiva no mercado brasileiro e apresentou na última quarta-feira o Seal, seu “sedã-cupê” 100% elétrico que promete incomodar Mercedes, Audi e BMW no sub-segmento de sedãs elétricos .
Enfrentar marcas tão consolidadas é complicado, mas o Seal aposta no preço: R$ 296.800 , enquanto seus rivais partem da faixa dos R$ 490 mil . Medindo 4,8 m de comprimento , 1,8 m de largura, 1,46 m de altura e 2,92 m de entre-eixos, a novidade chinesa é menor que o Mercedes EQE , mas supera o BMW i4 na fita métrica.
Equipado com dois motores , um posicionado em cada eixo, o Seal entrega potência combinada de 530 cv e torque de 60 kgfm , capaz de levar o sedã de 2 toneladas de zero aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos . A velocidade máxima é limitada a 180 km/h .
Quando o assunto é carro elétrico , o alcance é primordial. A BYD informa que o Seal consegue rodar 372 km com uma carga completa , mais que o BMW i4 na versão esportiva M 50 (322 km) e o Mercedes EQE 300 (369 km). A recarga das baterias de 30 a 80% acontece em cerca de 30 minutos , utilizando carregadores de 150 kW.
Externamente, o Seal se destaca por conta dos LEDs no para-choque . Os faróis possuem desenho semelhante ao de uma lâmina e também são completamente em LED. A dianteira lembra um pouco a do Porsche Taycan , mas com menos pretensões esportivas. Duas linhas no centro do capô dão um destaque visual diferenciado ao modelo, que faz parte da mesma família de design ocean, assim como o compacto Dolphin . Seal quer dizer foca, enquanto o modelo menor pode ser chamado de golfinho. Tudo realmente oceânico.
Na traseira, a ideia do “sedã-cupê” se mostra evidente. O caimento do teto é digno de um sedã convencional, enquanto a seção reservada ao porta-malas é mais contida em relação aos tradicionais três volumes. Segundo a marca, a capacidade do compartimento é de 400 litros , menor que a dos rivais, mas ainda razoável.
O interior traz elementos já conhecidos de Dolphin e Yuan , por exemplo. O destaque fica para a tela rotativa de 15,6 polegadas da central multimídia . O equipamento possui aplicativos integrados e permite conexão com Android Auto e Apple CarPlay, algo que não está disponível no BYD Song, por exemplo . Além disso, o Seal oferece sistema de som com 12 alto-falantes , carregador sem fio para smartphone , painel de instrumentos de 10,25 polegadas e teto panorâmico .
A cabine do Seal ainda traz bancos dianteiros com visual esportivo e oito posições de ajustes elétricos para o motorista , além de ajuste elétrico do volante. A BYD afirma que os vidros dianteiros contam com vidro duplo laminado para proporcionar mais segurança e melhor isolamento acústico e térmico .
Em termos de segurança o BYD Seal é bem completo. São oito airbags , aviso de colisão dianteira a traseira, frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado com frenagem automática, assistência de manutenção e mudança de faixa. O pacote é complementado ainda com controle de cruzeiro adaptativo e câmera 360º .
O BYD Seal chega em apenas uma versão, mas traz seis opções cores: Azul, Cinza Atlantis e Acetinado, Branco, Preto e Verde. O preço é R$ 296.800 .
Segundo a BYD, o Seal conta com garantia de oito anos
ou 200 mil km
para o motor elétrico
e o controlador, enquanto as baterias também terão oito anos de cobertura
, mas sem limite de quilometragem
. Durante o lançamento do Seal, a marca anunciou que todos seus carros contarão cinco anos de revisão gratuita
, ou até o veículo atingir os 100 mil km
.