A BYD está com uma estratégia de sucesso no mercado brasileiro. Em pouco mais de dois anos de sua operação automotiva por aqui, a marca já prepara uma fábrica (Camaçari-BA) e a chegada de um carro mais acessível, o BYD “ Dolphin Mini ”, conhecido globalmente como Seagull .
A informação foi confirmada por Jorge Moraes , colunista do portal Uol , que adiantou que o modelo chegará inicialmente importado, mas a fabricante já estuda sua produção no complexo baiano , podendo até ser o primeiro BYD produzido localmente. Segundo a publicação, o lançamento do “Dolphin Mini” acontecerá nos próximos 60 dias e as primeiras unidades deverão ser entregues já em março .
Na China, o Seagull é um sucesso . Custando o equivalente a R$ 51.100 e R$ 61.900, mais de 200 mil unidades já foram produzidas entre abril (mês de lançamento) e outubro. A expectativa da BYD é repetir o sucesso no Brasil , mesmo considerando alguns problemas de infraestrutura como rede de recarga ainda precária.
Um pouco maior que um Renault Kwid , o Dolphin Mini mede 3,78 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 2,5 metros de entre-eixos. A novidade será maior que Renault Kwid E-Tech , Jac E-JS1 e Chery iCar , os compactos que brigam pelo posto de carro elétrico mais barato do Brasil .
Ainda não se sabe as especificações técnicas da novidade, mas no país de origem, o Dolphin Mini conta com um motor elétrico de 75 cv e baterias de 30 kWh ou 38 kWh , que garantem alcance de 305 km e 405 km , respectivamente, no ciclo chinês de medição.
Internamente, a novidade manterá o mesmo padrão do Dolphin , incluindo a tela de 12,8 polegadas que pode ser disposta na horizontal ou na vertical.
Carro elétrico mais barato do Brasil
A ideia da BYD é fazer do Dolphin Mini o carro elétrico mais barato do país . Segundo Jorge Morais, o modelo será oferecido entre R$ 100 mil e R$ 110 mil .
O principal trunfo para esse preço reduzido está nas baterias de sódio , já que sua produção é mais acessível por não contar com minerais como o lítio e o cobalto. As baterias de sódio, pelo menos na China, possuem capacidade de 30kWh.
Vale lembrar que a partir de janeiro, começará a ser cobrado imposto de importação para carros híbridos e elétricos . Ainda não se sabe se as fabricantes irão repassar os valores aos clientes ou irão apenas reduzir seus lucros. No caso dos elétricos, o imposto será de 10% .