Indústria nacional começará a fabricar modelos híbridos já no ano que vem, segundo Anfavea
Maurício Campelo
Indústria nacional começará a fabricar modelos híbridos já no ano que vem, segundo Anfavea

A Anfavea anunciou nesta quinta-feira (7) os números referentes às vendas e produção de veículos no Brasil no mês de novembro e também divulgou as projeções dos números para o próximo ano. Além de confirmar o  retorno do Salão do Automóvel em um novo formato.

Logo no início da coletiva, antes mesmo de apresentar os números de novembro, Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea, fez questão de ressaltar o crescimento do mercado interno, impulsionado pela  Medida Provisória 1175 no segundo semestre, antes de externalizar a preocupação sobre as exportações.

Segundo o Presidente da Anfavea , o país está perdendo participação no mercado argentino , uma queda de 49% para 27% de vendas brasileiras no país vizinho nos últimos dois anos. Além disso, para Chile e Colômbia, a queda nas exportações reflete a redução do mercado automotivo nesses países, ao contrário da Argentina, que está aumentando as vendas, de acordo com o executivo.

A expectativa é encerrar o ano com 2,359 milhões de autoveículos produzidos . Para 2024, a Anfavea projeta um volume de produção de 2,470 milhões , ou seja, 4,7% superior ao apresentado em2023 . Entretanto, retornar à níveis pré-pandemia irá demorar:

“Precisamos de todo o esforço conjunto das empresas e da sociedade para aumentar nossa produtividade, mas acredito que só em 2026 recuperaremos os níveis registrados antes da pandemia”, afirmou o Presidente Márcio de Lima Leite.

Os  automóveis eletrificados devem ser o destaque de 2024 . De acordo com a estimativa da Anfavea, 2023 deve encerrar com 73,6 mil carros híbridos e 15,8 mil elétricos emplacados , enquanto em 2024 esse número deve crescer para 117,9 e 24,1 mil, respectivamente .

Stellantis, responsável por Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën já confirmou a produção de híbridos no Brasil em 2024
Divulgação
Stellantis, responsável por Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën já confirmou a produção de híbridos no Brasil em 2024

É importante lembrar que a maioria dos carros híbridos e elétricos vendidos no Brasil, são importados . Mas o presidente da Associação está otimista com o crescimento, já que, segundo ele, três fabricantes tradicionais irão fabricar carros híbridos localmente , além da chinesa GWM , que promete iniciar a  produção em Iracemápolis em maio, justamente para driblar os impostos de importação .

Na linha de novas tecnologias, Márcio de Lima Leite confirmou a realização do Salão do Automóvel no Brasil em 2024 . Para o executivo, se o país quer ser um exportador, precisa demonstrar para o mundo toda a sua capacidade produtiva , principalmente com as novas tecnologias.

Além disso, o executivo ainda afirmou que é importante dar a oportunidade para o consumidor conhecer todas as tecnologias disponíveis no mercado. Lima Leite foi além e detalhou que o consumidor precisa ter a oportunidade de andar e testar em todas tecnologias no evento, em um formato de apresentação de tecnologia. A ideia é realizar o Salão do Automóvel em novembro de 2024.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!