Para celebrar os 45 anos do Classe G , a Mercedes-Benz apresentou a versão 100% elétrica do SUV , conhecido pela robustez e luxo embarcado, agora se preparando para o futuro e ficando mais tecnológico .
O G580 mantém todas as tradicionais características visuais que o Classe G carrega desde 1979, entretanto, o capô está posicionado de forma mais elevada, os arcos de roda traseiros agora possuem detalhes para canalizar a passagem do ar.
As principais alterações ficam mesmo na dianteira, já que além do capô, a grade dianteira e os faróis foram modificados. A grade apresenta um desenho quse completamente fechado, afinal, não há necessidade de entrar ar para refrigerar o motorzão V8 4.0 . A grade ainda traz uma fita em LED, reforçando a ideia de se tratar de um carro 100% elétrico.
A pintura preta por trás do conjunto de grade e faróis é bem semelhante com o GWM Tank 300 , fazendo o SUV ficar mais próximo de um chinês do que um Mercedes propriamente dito.
A base do Classe G não recebeu mudanças. O modelo segue sendo fabricado em uma estrutura de carroceria sobre chassi , suspensão independente na dianteira e eixo rígido na traseira.
Mas isso não significa que a Mercedes não tenha retrabalhado o chassi do G580 . Toda a estrutura recebeu reforços para suportar o peso extra das baterias elétricas e também fazer com que o pacote fique integrado ao chassi do carro, o que melhora a distribuição de peso do modelo.
Por falar nas baterias, o kit é produzido com 216 células de íon-lítio e oferecem 116 kWh de capacidade utilizável, o que garante 386 km de alcance máximo. Pode não parecer muito, mas é importante ressaltar que o Classe G elétrico pesa 3 toneladas.
A proteção das baterias é essencial em um carro elétrico, e o Classe G tem uma proposta off-road , então, a fabricante desenvolveu um sistema de proteção para o assoalho do modelo que conta com plástico reforçado com fibra de carbono.
Segundo a Mercedes-Benz, esse material é mais rígido que aço ou alumínio, além de não apresentar risco de corrosão, além de pesar um terço de uma proteção similar de aço. Portanto, o G580 poderá enfrentar sim um off-road, embora muito provavelmente o máximo de aventura que muitas unidades irão enfrentar é um alagamento em Dubai .
Continuando nas capacidades, a Mercedes desenvolveu um complexo sistema off-road para o G-Wagon. O modelo conta com uma “marcha reduzida” para facilitar a transposição de pedras e demais situações fora de estrada.
Além disso, o classe G ainda oferece um bloqueio de diferencial virtual, que controla para qual roda a potência precisa ser transferida. São 32 graus de ângulo de ataque e 30,7º de saída, enquanto o vão livre do solo é de 24,9 cm.
O sistema de suspensão é o mesmo da versão a combustão, e garante modos de condução para “Conforto, Sport, Individual”, além das configurações pré-definidas para situações molhadas, arenosas ou enlameadas. O modo off-road ainda fornece uma câmera específica para as trilhas, que inclui uma câmera frontal que facilita na visão de obstáculos à frente do para-choque, enquanto o painel de instrumentos exibe a melhor rota para transpor o obstáculo e medidor de pressão dos pneus.
Motorização
O motor é o principal diferencial do G580 para os demais Classe G. O tradicional propulsor a combustão foi substituído por quatro motores elétricos , que combinam para 587 cv e 118,7 kgfm de torque , e garantem aceleração de zero aos 100 km/h em 4,7 segundos . A velocidade máxima é limitada a 180 km/h.
O torque absurdo e a aceleração apenas 0,2 segundos mais lenta que a do G63 AMG não é a função mais legal, ou pelo menos curiosa, que o G580 oferece. O modelo oferece o modo “Tank turn”, que consiste em ajustar o torque de cada roda para que o carro dê um giro 360º no próprio eixo .
Essa função não é novidade, mas parece se tornar cada vez mais popular em SUVs de luxo, modelos como o Rivian RT3 e BYD YangWang U8 já oferecem essa função, mas é a primeira vez que um Mercedes-Benz apresenta essa tecnologia.
Interior mantém o padrão de luxo
Queridinho entre estrelas de Hollywood, o Classe G não pode oferecer menos que muito luxo na sua cabine, e com o G580 não é diferente. O modelo traz interior todo em couro e luzes ambientes de série.
O sistema de entretenimento é de 12,3 polegadas e ganhou conectividade por voz sem a necessidade de falar “Hey Mercedes”, toda vez que quiser acionar o assistente. Entre os opcionais estão porta-copos com controle de temperatura, sistema de som 3D assinado pela Burnmester, carregador de celular sem fio e sistema de entretenimento para os passageiros traseiros.
Tudo isso tem um preço, e segundo a imprensa dos Estados Unidos, o “ G580 com tecnologia EQ ”, nome oficial do modelo, será vendido por cerca de 180 mil dólares , o que em conversão direta significa mais de R$ 929 mil .
Nos mercado estadunidense, esses preços significam que o Classe G elétrico será o segundo SUV mais caro da marca, ficando atrás somente do G63 AMG (183 mil dólares), e superando o EQS Maybach .
No Brasil, o modelo deve ser oferecido nos próximos anos, mas o preço deve ser bem salgado, já que por aqui um G63 AMG custa mais de 1 milhão e 900 mil .