![Conceito do novo Renault Twingo manterá as principais características visuais da primeira geração Conceito do novo Renault Twingo manterá as principais características visuais da primeira geração](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/a0/85/06/a08506vjb5bny327jyx43x2i1.jpg)
“Se não pode com eles, junte-se a eles”, já diz o ditado popular. Na indústria automotiva, a crescente demanda por carros 100% elétricos , mercado dominado por Tesla e marcas chinesas faz empresas tradicionais europeias se aproximarem das chinesas para conseguir competir com elas. O mais recente movimento neste sentido é da Renault , que irá desenvolver e produzir o “novo Twingo” na China.
Segundo o Automotive News, esse movimento não é surpresa. Luca de Meo , CEO da Renault , já havia anunciado que o objetivo da marca era produzir um carro elétrico acessível. A ideia inicial de um conglomerado de fabricantes para produzir carros elétricos não avançou e agora a Renault pretende usar a força chinesa a seu favor.
![Renault prepara ofensiva para se preparar contra rivais chineses Renault prepara ofensiva para se preparar contra rivais chineses](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/1c/1b/3z/1c1b3zu1lduugupjticckis0x.jpg)
O Automotive News, o novo modelo será desenvolvido entre China e França. Ajustes finos e o design serão realizados na França, enquanto boa parte desenvolvimento da parte de força será chinesa, entretanto, a produção acontecerá na Eslovênia, onde a terceira geração do Twingo está sendo produzida.
![Dacia Spring deve ser um dos principais afetados pelo novo Twingo EV Dacia Spring deve ser um dos principais afetados pelo novo Twingo EV](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/bq/e7/1l/bqe71l20v2rz8xcfk28b7pvav.jpg)
O objetivo é vender o carro por menos de 20 mil euros (cerca de R$ 114 mil). Na Europa, o Grupo Renault oferece o Dacia Spring - conhecido no Brasil como Renault Kwid E-Tech - por 18,9 mil euros (R$ 107 mil). Entre os modelos da Renault , o mais acessível é o Twingo de terceira geração, que custa 21 mil euros.
A empresa chinesa que será parceira da Renault ainda não foi divulgada. A parceria poderá fazer a Renault avançar ainda mais na parte de engenharia e desenvolvimento de modelos elétricos. No caso do Dacia Spring , ele é produzido pela Dongfeng, parceria chinesa da aliança Renault - Nissan na China.
Outra fabricante que pode ajudar a Renault nessa empreitada é a Geely . Os chineses, proprietários de Volvo , Lotus e Zeekr , são sócios da Renault na Horse, empresa focada em desenvolvimento de motores a combustão mais eficientes , e possuem ainda uma porcentagem na operação da Renault na Coréia do Sul.