O Renault Kwid é um projeto indiano, mas é vendido na Europa como Dacia Spring e somente na versão 100% elétrica , que conhecemos no Brasil como Renault Kwid E-tech . No Velho Continente, o subcompacto ganhou uma atualização visual e agora está com cara de Dacia Duster .
A mudança foi bem grande e o novo Dacia Spring quase não lembra o nosso Kwid . A dianteira agora traz os faróis com o mesmo padrão apresentado na nova geração do Duster . O para-choque é novo e conta com um desenho bem moderno e pode ser visto na reestilização do modelo por aqui.
Nas laterais, é possível observar uma pequena faixa na cor preta na coluna C com o nome “Spring” enquanto as lantenas traseiras apresentam o padrão em “Y” na horizontal, já visto no Duster.
As lanternas agora são conectadas por uma faixa em preto brilhante com o nome Dacia escrito, enquanto a base do para-choque traz um desenho que lembra o mapa de uma cidade, assim como na dianteira.
É no interior que o Spring apresenta uma grande evolução. Em nada o compacto da marca romena lembra o brasileiro, talvez somente nos acabamentos das portas e nas saídas de ar-condicionado na lateral.
A linha 2024 do Dacia Spring oferece painel de instrumentos digital , central multimídia de 10 polegadas - maior que a do Renault Kardian , que conta com 8 polegadas - ar-condicionado digital e seletor de marchas do tipo joystick , idêntico ao apresentado pelo SUV nacional que chega em março .
Mecanicamente, o Dacia Spring manteve o conjunto de baterias de 26,8 kWh e motor dianteiro de 65 cv , com alcance de 220 km no ciclo europeu ou 186 km no padrão do Inmetro . Vale ressaltar que o europeu agora conta com um porta-objetos localizado abaixo do capô, enquanto a versão brasileira apresenta o capô à mostra.
Ainda é cedo para dizer se o Kwid E-tech irá ganhar atualizações no Brasil. Vale lembrar que o modelo é importado da China e poderia ser atualizado para competir com os novos rivais no segmento, entretanto, pode ser que ele tenha uma aparência mais próxima do kardian, já que o Duster de nova geração ainda não foi confirmado no mercado Brasileiro.