Mustang Mach-E é o principal carro elétrico da Ford atualmente
Divulgação
Mustang Mach-E é o principal carro elétrico da Ford atualmente

Mais duas fabricantes anunciaram que estão revendo os planos de eletrificação total de sua gama para o futuro próximo. Porsche  e  Ford foram as mais recentes empresas a darem um passo atrás sobre o tema.

Em entrevista ao site Autocar, Marin Gjaja, diretor de operações da divisão de elétricos da Ford, afirmou que o plano de eletrificação da marca foi muito ambicioso. Na Europa, a marca planejava ser 100% elétrica até 2030, mas já estuda uma mudança de planos.

“Acho que os clientes votaram e nos disseram que era ambicioso demais, é o que eu diria - e acho que todos no setor descobriram isso da maneira mais difícil. Eu também diria que a realidade tem uma maneira de fazer com você ajuste seus planos”, declarou o executivo.

A União Europeia faz grande pressão para que as emissões de poluentes dos carros sejam reduzidas. A partir de 2035, nenhum carro zero km vendido no bloco poderá emitir poluentes. Entretanto, há articulações para que as regras se tornem mais flexíveis e permitam o uso de combustíveis sintéticos que não emitem poluentes.

Taycan foi o primeiro modelo 100% da Porsche
Divulgação/Porsche
Taycan foi o primeiro modelo 100% da Porsche

Por falar em combustível sintético, a empresa que mais aposta nesta tecnologia é a Porsche, que também já vê as metas traçadas no passado como difíceis de alcançar. Segundo um porta-voz da empresa, “a transição para os carros elétricos está demorando mais do que pensávamos há cinco anos”, declarou em entrevista à Reuters.

Apesar disso, a marca ainda acredita que possa cumprir a meta, já que terá em breve Taycan , Macan  e  718  totalmente elétricos e até mesmo a próxima geração do Cayenne com representante exclusivamente elétrico. Portanto, se  para 4 carros desses a marca vender um 911 a combustão  , a meta será cumprida.

Veja uma galeira de fotos do Porsche Macan 100% elétrico

Porsche Macan de segunda geração é produzido a partir de plataforma exclusiva para carros elétricos Divulgação
Porsche Macan de segunda geração é produzido a partir de plataforma exclusiva para carros elétricos Divulgação
Traseira do Macan EV traz elementos de outros Porsche e se destaca pelo caimento do teto Divulgação
Traseira do Macan EV traz elementos de outros Porsche e se destaca pelo caimento do teto Divulgação
Versão "4" traz tração nas quatro rodas, mas fica devendo teto solar Divulgação
Versão "4" traz tração nas quatro rodas, mas fica devendo teto solar Divulgação
Porsche não divulgou dados de entre-eixos, mas Macan EV não parece muito espaçoso Divulgação
Porsche não divulgou dados de entre-eixos, mas Macan EV não parece muito espaçoso Divulgação


Renault espera por flexibilização nas leis

Segundo Luca de Meo, CEO da Renault, a baixa demanda por carros elétricos pode forçar o parlamento da União Europeia a rever as regras sobre o banimento de modelos a combustão a partir de 2035.

“Precisamos de mais flexibilidade no calendário. Entretanto, pode ser um seríssimo erro estratégico abandonar o objetivo por causa de uma lentidão no mercado”, declarou o executivo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!