As baterias de carros elétricos geram discussões sobre segurança, apesar dos avanços em autonomia e segurança. O risco de incêndio é menor que em veículos a combustão, mas a dificuldade de controlar incêndios em baterias é uma preocupação devido aos materiais utilizados atualmente.
Estudos buscam soluções mais seguras para baterias. O Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk, da Coreia do Sul, apresenta uma alternativa: uma bateria de lítio metálico capaz de apagar incêndios. Essa inovação pode transformar a segurança em carros elétricos.
Tecnologia de estado sólido
A bateria proposta é de estado sólido, visto como alternativa aos modelos atuais. Utiliza um eletrólito de polímero sólido de três camadas, impedindo o fenômeno da fuga térmica. A fuga térmica é responsável por intensificar incêndios, embora sejam menos frequentes.
O projeto coreano avança a segurança de carros elétricos ao prevenir incêndios. A bateria integra materiais como decabromodifenil etano (DBDPE) e zeólita, que aumentam a resistência do eletrólito. O sal de lítio compõe parte da estrutura da bateria.
Eficiência energética
Além da segurança, a bateria oferece maior eficiência energética. Ela suporta recargas de alta potência sem perder a vida útil. Após milhares de recargas, a capacidade da bateria se mantém elevada, proporcionando maior durabilidade nos veículos elétricos.
Apesar do potencial, há desafios na produção de baterias de estado sólido. Essas baterias são complexas de montar. Algumas montadoras investem nesse desenvolvimento, como Honda e Chery, que está construindo uma linha de produção específica.