A Leapmotor , marca chinesa especializada em veículos elétricos e híbridos , foi flagrada testando seu novo sedã cupê elétrico B01 . Este modelo ainda não foi confirmado para o mercado brasileiro , mas pode se tornar parte do portfólio da empresa no país.
Fundada em 2015, a Leapmotor destacou-se no segmento de veículos elétricos na China. Em 2024, a empresa entregou quase 300 mil unidades globalmente. A Stellantis, gigante do setor, detém mais de 20% da Leapmotor e lidera uma joint venture com 51% das ações.
Plataforma compartilhada e tecnologia avançada
O SUV B01 apresenta um design alinhado com a nova linguagem visual da marca. O modelo possui dianteira fechada, faixa de luzes LED contínua e linhas de teto aerodinâmicas. Maçanetas embutidas, câmeras de visão 360º e monitores de ponto cego reforçam o pacote tecnológico do veículo.
Versões avançadas do B01 podem ser equipadas com sensores LiDAR e inteligência artificial, visando condução semiautônoma. O modelo deve compartilhar a plataforma Leap 3.5 com o crossover B10, que possui motor elétrico de 160 kW e bateria LFP de 56,2 kWh.
Presença da Leapmotor no Brasil
A parceria entre Leapmotor e Stellantis já produz frutos no Brasil. Modelos como o SUV compacto B10 e o hatch elétrico T03 estão no radar para o mercado nacional. Ainda não há confirmação oficial sobre o lançamento do B01 no país.
O SUV cupê B01 está previsto para ser apresentado oficialmente no mercado chinês em 2025. A Leapmotor planeja expandir sua presença internacionalmente, incluindo o mercado europeu. Outros modelos, como o C10, também estão sendo preparados para lançamento.
Crescimento das vendas de elétricos
O mercado brasileiro de veículos eletrificados cresceu significativamente, com aumento de 89% nas vendas em 2024, comparado ao ano anterior. A Leapmotor, com o suporte da Stellantis, busca conquistar espaço oferecendo veículos elétricos com projetos inovadores, qualidade e tecnologia avançada.
O flagra do sedã B01 em testes levanta expectativas sobre sua chegada ao Brasil. Além do B01, o modelo C10 deve ser lançado no início de 2025. Unidades do C10 já foram vistas em testes na cidade de Betim (MG), sinalizando preparativos para o mercado local.