
A Nissan revelou oficialmente seu novo compacto elétrico para o mercado europeu, sucessor direto do Micra, conhecido no Brasil como March. A nova geração abandona completamente os motores a combustão e foi desenvolvida pela Ampere, divisão especializada em veículos elétricos do Grupo Renault.
O modelo compartilha a plataforma AmpR Small com o novo Renault 5, mas apresenta visual próprio com todos os painéis da carroceria redesenhados. O design, criado no centro Nissan Design Europe em Londres, traz elementos inspirados na terceira geração do Micra lançada em 2002, como os característicos faróis circulares.

Os compradores terão seis opções de cores para escolher: branco Moon, cinza Mercury, preto Galaxy, azul Neptune, vermelho Mars e azul Orion. Com menos de 4 metros de comprimento e 1,8 metro de largura, o compacto oferece entre-eixos de 2,54 metros e porta-malas com capacidade para 326 litros.
No interior, o painel é praticamente idêntico ao do Renault 5, incluindo central multimídia com tela de 10,1 polegadas e sistema operacional Android Automotive. A plataforma NissanConnect integra serviços Google, destacando-se o Maps com planejador de rotas que considera carga da bateria, consumo e temperatura.

Duas versões com autonomias diferentes
A linha será composta por duas configurações mecânicas. A versão de entrada utiliza motor de 122 cv (90 kW) alimentado por bateria de 40 kWh, proporcionando autonomia estimada em 310 km no ciclo WLTP. Já a opção mais potente entrega 150 cv (110 kW) com bateria de 52 kWh, alcançando até 408 km.
Ambas as versões utilizam células NCM (níquel, cobalto e manganês) e oferecem recarga rápida de 15% a 80% em aproximadamente 30 minutos. A potência máxima de carregamento é de 80 kW na versão básica e 100 kW na configuração superior.

Toda a linha vem equipada com bomba de calor e tecnologia de carga bidirecional V2L (Vehicle-to-Load), permitindo utilizar a energia da bateria para alimentar dispositivos externos. O pacote de assistência à condução inclui o sistema ProPilot e controle de cruzeiro adaptativo.
O compacto também oferece frenagem de emergência dianteira e traseira, alerta de ponto cego com intervenção, monitoramento de tráfego cruzado traseiro e alerta de saída segura para os ocupantes. A suspensão traseira mantém a configuração multibraço do Renault 5.

O novo elétrico da Nissan introduz dois recursos ainda não disponíveis no modelo francês: controle da regeneração de energia e o sistema e-Pedal, que possibilita a condução utilizando apenas o acelerador, sem necessidade frequente do freio.
A chegada do modelo às concessionárias europeias está programada para o final de 2025. No Brasil, a produção do March foi encerrada no segundo semestre de 2020, e ainda não há informações sobre a possível comercialização do sucessor elétrico no mercado nacional.