Lotus Electre teria sido escolido pelo Rei Charles III
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Lotus Electre teria sido escolido pelo Rei Charles III

O rei Charles III pode estar prestes a adquirir o Lotus Eletre como próximo veículo pessoal, trocando outros tradicionais modelos do estoque dele. 

A informação, divulgada pelo portal britânico TopGear.com,  nesta semana, aponta que a monarquia teria testado o modelo antes de iniciar o processo de aquisição.

O monarca solicitou uma versão na tonalidade Royal Claret, tradicionalmente associada à família real.

Rei Charles III
Reprodução/Instagram
Rei Charles III

A confirmação sobre qual versão do Eletre será adotada ainda não ocorreu, porque não houve manifestação oficial do Palácio de Buckingham sobre a aquisição.

Fontes próximas afirmam que a inclusão do Eletre não implicaria na aposentadoria dos dois Bentleys de 2002 ou das limusines Rolls-Royce Phantom usadas em eventos oficiais.

Com a possível adoção do SUV elétrico, Charles segue ampliando o portfólio de veículos sustentáveis utilizados em atividades privadas, mantendo a tradição de inovação que já o destacou como defensor de causas ambientais antes mesmo da coroação dele como rei.

Em ocasiões anteriores, ele já utilizou um Jaguar I-Pace — vendido em leilão com apenas 56 mil quilômetros — e um Aston Martin DB6 adaptado para rodar com biocombustível derivado de queijo e vinho.

1º SUV elétrico da Lotus

Interior do Lotus Electre
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Interior do Lotus Electre

A fabricante oferece três configurações: Eletre, Eletre S e Eletre R. Os dois primeiros contam com mais de 600 cv e tração integral, enquanto o Eletre R ultrapassa 900 cv e acelera de 0 a 100 km/h em menos de três segundos.

O Lotus Eletre representa um marco para a montadora britânica. Lançado como o primeiro SUV elétrico da marca, rompe com a tradição de modelos leves e esportivos como o Elise.

Fabricado em Wuhan, na China, o Eletre adota plataforma própria da Geely, conglomerado chinês que controla a Lotus e outras marcas como Volvo e Polestar.

Interior do Lotus Electre
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Interior do Lotus Electre

O modelo possui 5,1 metros de comprimento, bateria de 112 kWh e autonomia de até 600 km, segundo o ciclo WLTP, embora testes práticos indiquem alcance inferior.

Entre os destaques estão o carregamento ultrarrápido de 800 volts, sistema de som Dolby da KEF, sensores LiDAR e atualizações over-the-air.

Embora pese cerca de 2,7 toneladas — número distante da leveza pregada por Colin Chapman, fundador da marca — o Eletre surpreende pelo equilíbrio dinâmico.

Avaliações apontam comportamento semelhante ao de modelos como o BMW iX, com direção precisa, bom controle de carroceria e interior luxuoso, comparável ao de Porsche e BMW.


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