
O Brasil receberá em breve mais uma montadora chinesa de veículos elétricos. A JMEV, fundada em 2015 e especializada em modelos compactos e médios, prepara sua chegada ao país com uma proposta inusitada: um carro elétrico equipado com câmbio manual, o EV3.
A marca desembarca no mercado brasileiro através de parceria firmada entre a Jiangling, fabricante proprietária da JMEV, e a brasileira E-Motors, empresa atualmente especializada em motos elétricas. A Jiangling já possui conexões com o Brasil por meio do Ford Territory, projeto desenvolvido em conjunto com a montadora americana.
O compacto EV3 já foi apresentado em evento realizado em Belo Horizonte (MG) e chama atenção pela combinação incomum de propulsão elétrica com transmissão manual. Inicialmente, o modelo será destinado exclusivamente para uso em autoescolas e centros de formação de condutores.
A adaptação do câmbio manual foi necessária para atender exigências do Código de Trânsito Brasileiro, que determina o uso de veículos com transmissão mecânica durante as aulas de direção.
Tecnologia inédita desenvolvida no Brasil
Veículos elétricos tradicionalmente utilizam transmissão direta entre o motor e o diferencial, dispensando caixas de câmbio com diferentes relações de marcha. A solução implementada no JMEV EV3 é considerada pioneira em um carro de produção e foi inteiramente desenvolvida pela E-Motors.
O sistema simula a pressão no pedal da embreagem e distribui o rendimento do motor elétrico de acordo com cada uma das cinco marchas.
Nas unidades destinadas às autoescolas, o veículo conta com pedais de embreagem, freio e acelerador tanto para o motorista quanto para o instrutor no banco do passageiro. Esta configuração duplicada permite intervenção imediata durante as aulas práticas de direção.
Características e equipamentos
Com dimensões semelhantes às do Renault Kwid, o JMEV EV3 mede 3,72 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,48 m de altura e possui 2,39 m de distância entre-eixos. O modelo está disponível na China desde 2019 e foi o primeiro veículo completamente desenvolvido pela marca.
A versão que chegará ao Brasil oferece autonomia de 300 km no ciclo chinês WLTC e conta com motor elétrico de 67 cv de potência. Entre os equipamentos, destacam-se câmera 360°, faróis de LED e central multimídia de 10 polegadas.
A lista de itens inclui ainda rodas de liga leve de 15 polegadas, controles de tração e estabilidade, sistema de frenagem autônoma de emergência e fixações Isofix para cadeirinhas infantis. O pacote tecnológico busca atender tanto requisitos de segurança quanto de conforto.
Planos para produção nacional
Atualmente homologado apenas como veículo de aprendizagem, o EV3 deverá ser comercializado para o público geral em uma segunda fase. A E-Motors planeja produzir o modelo no Brasil, na cidade de Jaguaré, no Espírito Santo.
A fábrica já está em construção e funcionará inicialmente em regime de SKD (Semi Knocked Down), realizando a montagem de kits prontos importados da China. Com a nacionalização da produção, o EV3 ganhará novas versões, incluindo variantes com transmissão automática convencional.
O modelo destinado às autoescolas, ainda importado, tem previsão de chegada ao mercado brasileiro até o final deste ano. Segundo estimativas da própria E-Motors, o preço ficará em torno de R$ 100 mil.
A parceria responsável pelo lançamento do EV3 no Brasil une a chinesa JMEV, uma joint-venture entre a Jiangling Motors Corporation Group (JMCG) e o grupo Renault, com sede em Nanchang, na China, e a brasileira E-Motors, empresa nacional sediada em Divino, Minas Gerais.