
A Mercedes-Benz Trucks conquistou um novo título do Guinness World Records ao percorrer 124,7 quilômetros em marcha à ré com o caminhão elétrico de longa distância eActros 600, acoplado a um semirreboque.
A marca ultrapassou o recorde anterior, de cerca de 89 quilômetros, estabelecido por um caminhão a diesel nos Estados Unidos, em 2020.
A tentativa de recorde foi realizada no circuito Motorsport Arena Oschersleben, na Saxônia-Anhalt, Alemanha. O trajeto incluiu 14 curvas fechadas, projetadas para carros, e foi completado em 6 horas e 22 minutos, com uma velocidade média de 20 km/h.
Mesmo após o recorde, a Mercedes-Benz Trucks pretende realizar um segundo trecho da viagem: outros 30 quilômetros em vias públicas até Halberstadt, onde será inaugurado oficialmente, no dia 10 de julho, o novo Centro Global de Peças da Daimler Truck.

Segundo a empresa, a ação tem como objetivo ampliar a visibilidade sobre temas como eletrificação do transporte, segurança rodoviária e valorização da profissão de motorista de caminhão.
A condução do eActros 600 ficou a cargo de Marco Hellgrewe, oficial das Forças Armadas Alemãs e entusiasta de caminhões, que já havia estabelecido outro recorde semelhante em 2008.
“É uma honra trazer esse recorde para a Alemanha com um caminhão 100% elétrico. Mais que um feito técnico, é uma mensagem para o futuro do transporte”, afirmou Hellgrewe.
A iniciativa contou com apoio das organizações PROFI – Pro Fahrer-Image e.V. e Blicki e.V., que atuam, respectivamente, na valorização da profissão de motorista e na educação para o trânsito. Ambas elogiaram o projeto pelo seu caráter educativo e pela visibilidade dada a temas relevantes.
Sobre o eActros 600
Lançado em novembro de 2024, o eActros 600 é o caminhão elétrico de longa distância da Mercedes-Benz Trucks. Suas principais características incluem:
- Autonomia de até 500 km sem recarga intermediária, podendo ultrapassar 1.000 km por dia com carregamento durante pausas obrigatórias;
- Três baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), com capacidade total instalada de 621 kWh, que permitem maior durabilidade e aproveitamento energético;
- Vida útil estimada de até 1,2 milhão de quilômetros ou 10 anos, com 80% da capacidade da bateria ainda disponível;
- Capacidade técnica de carga de até 44 toneladas e carga útil de cerca de 22 toneladas com semirreboque padrão.
O caminhão também já passou por rigorosos testes, incluindo a European Testing Tour 2024 (15.000 km em 22 países) e o Winter Testing Tour 2025 (6.500 km pelo norte da Europa).
Em reconhecimento a seu desempenho, foi eleito o Caminhão Internacional do Ano 2025 pela organização IToY, composta por jornalistas especializados de 24 países europeus.
Infraestrutura de carregamento ainda é desafio
Apesar dos avanços tecnológicos, a Mercedes-Benz Trucks reconhece que a falta de infraestrutura de recarga é um dos principais obstáculos à adoção em larga escala dos caminhões elétricos.
A empresa estima que existam menos de mil pontos de carregamento para caminhões pesados em toda a Europa.
Para tentar reduzir esse déficit, a Daimler Truck lançou um plano para desenvolver sua própria rede de carregamento rápido semipúblico, com mais de 3.000 pontos previstos até 2030.