
A Chevrolet confirmou oficialmente a chegada de seus primeiros veículos híbridos ao mercado brasileiro em 2026. O anúncio foi feito por Fabio Rua, vice-presidente da General Motors para América do Sul, durante evento realizado em Detroit, Estados Unidos.
Três modelos receberão motorização híbrida leve do tipo MHEV como parte da estratégia de eletrificação da marca no país. A informação representa marco importante na transição tecnológica da montadora americana em território nacional.
O executivo estabeleceu meta ambiciosa para a próxima década, indicando que 90% da frota Chevrolet no Brasil será eletrificada até 2030. A empresa já comercializa os modelos totalmente elétricos Equinox EV e Blazer EV no mercado nacional.
Ainda em 2025, a General Motors iniciará as vendas dos veículos elétricos Spark EUV e Captiva EV. Esses modelos serão apresentados simultaneamente com as novas gerações de Onix, Onix Plus e Tracker durante evento programado para julho.
Embora não tenha confirmação oficial, o trio Onix, Onix Plus e Tracker representa a escolha mais provável para estrear a tecnologia híbrida no país. Concessionárias receberam comunicação sobre esse lançamento no final de 2024.
O cronograma inicial previa a chegada do Tracker híbrido no primeiro semestre de 2025, prazo que não foi cumprido. A data foi posteriormente ajustada para 2026, alinhando-se com o planejamento geral da empresa.
Sistema híbrido nacional utilizará motores conhecidos
A tecnologia híbrida da Chevrolet utilizará como base a atual família de motores turbo CSS Prime de três cilindros. Os propulsores 1.0 turbo e 1.2 turbo flex serão adaptados para receber o sistema de assistência elétrica.
Todos os veículos híbridos serão produzidos na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul. O sistema contará com tecnologia de 48 volts, superior aos 12 volts utilizados nos modelos híbridos Fiat Pulse e Fastback.
O conjunto incluirá injeção direta de combustível e proporcionará assistência elétrica momentânea durante situações específicas como ultrapassagens e retomadas. Essa tecnologia reduz o esforço do motor a combustão, melhorando consumo e emissões.
Atualmente, o motor 1.0 turbo desenvolve 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque. O 1.2 turbo entrega 133 cavalos e 21,4 kgfm, equipando modelos como Onix, Onix Plus, Tracker e Montana.
A adoção do sistema híbrido pode alterar esses números de performance, embora a Fiat tenha mantido as especificações originais em seus modelos eletrificados. O consumo de combustível e as emissões certamente apresentarão melhorias significativas.
As atualizações visuais acompanharão as mudanças mecânicas nos três modelos. Onix e Onix Plus receberão nova dianteira com faróis estreitos, guias de LED finas e grade com barras horizontais mais evidentes.
O Tracker ganhará rodas inéditas, lanternas com elementos internos exclusivos e para-choques redesenhados. O SUV compacto terá grade frontal protuberante, faróis afilados, novos abrigos para luzes diurnas e central multimídia atualizada.