
O Fiat Topolino, um microcarro elétrico que conquistou a Europa, chegou ao Brasil. O modelo foi desenvolvido para rodar em vias urbanas e facilitar o condutor no trânsito diário. Porém, o detalhe principal é que ele n ão poderá circular por vias públicas, como ruas e avenidas, no Brasil.
A falta de itens de segurança ativa e passiva, como o próprio airbag, é a justificativa para essa proibição. Vale destacar que o modelo atinge a velocidade máxima de 45 km/h, o que já o proíbe de rodar em estradas do Brasil.
Com isso, o proprietário do Topolino poderá desfilar com o veículo somente em locais privados e fechados, como: condomínios particulares, shoppings, clubes, centros de treinamento, resorts e fábricas.
As 24 unidades que chegaram ao país estão sendo disponibilizadas por uma importadora independente. O Topolino está sendo vendido pelo valor de R$ 197 mil.
Configurações

O Topolino é considerado um microcarro e possui as seguintes dimensões:
- Comprimento: 2,53m;
- Largura: 1,40m;
- Altura: 1,53m;
- Entre-eixos: 1,73m.
O porta-malas do Topolino tem a capacidade de até 60 litros. O seu peso total é de 470 kg.
Já o seu motor é elétrico e tem 8 cv de potência, podendo atingir até 45 km/h. Já a sua autonomia é de 75 km, ou seja, o Topolino foi desenvolvido para deslocamentos curtos.
A sua bateria é de 5,5 kWh e é compatível com carregadores domésticos, em tomadas comuns. O seu carregamento total dura aproximadamente 4 horas.
Interior

Já em seu interior, o Topolino é modesto e oferece dois assentos. Vale destacar que o microcarro não dispõe de central multimídia, rádio e ar-condicionado.
Há ainda um pequeno painel atrás do volante, em que o condutor pode acompanhar dados de velocidade, carga da bateria e a autonomia restante.
O eletrificado dispõe de um suporte para fixar celular em seu painel ainda.
Todos os comandos para o câmbio são acionados mediante um botão posicionado ao lado do volante.
