Quando falamos sobre os automóveis mais baratos e econômicos do Brasil, logo surgiu um problema: Muitos deles passam facilmente dos R$ 40 mil e, considerando a situação econômica do País, nem sempre é fácil de investir em um veículo novo. Por isso, poupamos parte do seu trabalho e vamos e listamos quais são os cinco carros seminovos por até R$ 40 mil e que dão show de economia de combustível.
LEIA MAIS: Conheça os 10 carros flex mais econômicos do Brasil
Os critérios são simples. Usamos os dados do Inmetro, com o rendimento no ciclo rodoviário como base, por variar menos de acordo com o trânsito do que na cidade. Como são carros seminovos , com até dois anos de uso e até 30 mil quilômetros rodados – embora a quilometragem não seja um indicativo exato sobre o estado do veículo. Por fim, como dissemos no título, o valor máximo é de R$ 40 mil, o que aumentou o escopo da busca, para que aparecessem modelos que não são compactos com o mínimo de equipamentos. Confira a lista:
Volkswagen Up! 1.0 TSI – R$ 39.000
Gas olina |
Etano l |
||
Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
13,8 km/l |
16,1 km/l |
9,6 km/l |
11,1 km/l |
Um dia, o Volkswagen Up! TSI j á foi o carro mais econômico do Brasil. Perdeu a posição para o Peugeot 208 e Citroën C3 , ambos com motor 1.2 (só que bem mais caros do que o compacto da Volks). Por já ter uma certa idade, é possível encontrar o Up! com o ótimo motor 1.0 turbo de 101 cv. É o mais caro da lista, por muitas vezes aparecer nas revendas nas versões topo de linha.
LEIA MAIS: Os carros baratos mais econômicos do Brasil por até R$ 45 mil
Renault Clio 1.0 – R$ 23.000
Gas olina |
Etano l |
||
Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
14,3 km/l |
15,8 km/l |
9,5 km/l |
10,7 km/l |
O fim da produção do Renault Clio significa duas coisas. Primeiro, que procurar um entre os carros seminovos será cada vez mais fácil. Além disso, seu preço irá despencar. Dito e feito, é fácil encontrar um Clio dentro das condições que determinamos. Se quiser gastar pouco, vai achar o hatch com motor 1.0, de 80 cv por R$ 20 mil, na versão Authentique (que é bem pelada). Por R$ 23 mil já aparecem algumas unidades de configurações mais equipadas.
Volkswagen Up! 1.0 MSI – R$ 25.000
Gas olina |
Etano l |
||
Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
14,2 km/l |
15,3 km/l |
9,6 km/l |
10,1 km/l |
Não tem grana para o Up! turbo? Tudo bem, vá com o Up! com motor 1.0 aspirado, de 75 cv. Ainda é um carro bem econômico e barato. Com preços na casa dos R$ 25 mil, o compacto aparece nas revendas tanto na versão de entrada Take com duas portas, quanto na intermediária Move, com quatro portas. Se puder gastar um pouco mais, dá até para encontrar os modelos topo de linha por quase R$ 30 mil ou, se estiver cansado de trocar marchas, uma versão automatizada.
LEIA MAIS: Os 5 SUVs flex mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro
Fiat Palio Fire 1.0 – R$ 20.000
Gas olina |
Etano l |
||
Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
12,2 km/l |
15,3 km/l |
8,7 km/l |
10,4 km/l |
Ao contrário do Renault Clio , o Fiat Palio Fire ainda é produzido (embora esteja se aproximando do fim da fabricação). E, como é um veículo muito procurado por empresas para frotas, é um dos carros seminovos mais fáceis de encontrar nas mais variadas condições e preços. O valor inicial é de R$ 20 mil, para ter o hatchback com o motor 1.0 de 73 cv, nas versões de duas e quatro portas. Com um pouco mais de vontade, é possível achar configurações mais equipadas, já que o básico vem com quase nada de equipamento.
Nissan Versa 1.0 – R$ 36.000
Gas olina |
Etano l |
||
Cida de |
Estra da |
Cida de |
Estra da |
12,9 km/l |
15,3 km/l |
8,8 km/l |
10,5 km/l |
O único dos carros seminovos da lista com uma carroceria diferente, o Nissan Versa é uma opção interessante para quem quer mais espaço do que um subcompacto como Up! ou mesmo um hatch com Palio Fire . Seu motor 1.0, de 77 cv, não faz feio na hora de mover o sedã e o preço não é ruim, custando em média R$ 36 mil – menos do que o Up! TSI. E, procurando com paciência, dá para achar versões mais equipadas nessa faixa de preço.