Tem muita gente que se recusa a comprar veículos com motor 1.0 pela baixa potência e torque, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais caro e gastar mais com combustível. Afinal, motores maiores consomem mais, mas isso não significa que você tenha que ser cliente fidelizado dos postos de combustível. Para ajudar na escolha do seu próximo veículo, listamos os 10 carros flex acima de 1.0 mais econômicos do Brasil.
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O valor considerado para criar o ranking é o consumo combinado com gasolina divulgado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. A escolha da gasolina é facilmente justificada, já que o combustível rende muito mais em quilometragem do que o etanol. Apenas carros flex foram considerados, deixando de lado híbridos e elétricos, em todas as faixas de preço e com qualquer tipo de transmissão.
1º- Peugeot 208 1.2 manual

Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Combinado |
Cida de |
Estra da |
Combinado |
15,1 km/l |
16,9 km/l |
15,9 km/l |
10,9 km/l |
11,7 km/l |
11,2 km/l |
Desde que foi lançado, o Peugeot 208 com motor 1.2 PureTech de 90 cv e 12,2 kgfm de torque é o campeão da economia, considerando todos os carros flex do Brasil com motor de qualquer tamanho. Além do ótimo resultado em rendimento energético, também é um automóvel bem gostoso de dirigir e que não fica devendo em desempenho. O lado ruim é o preço, pois parte de R$ 51.190.
2º- Citroën C3 1.2 manual

Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Combinado |
Cida de |
Estra da |
Combinado |
14,8 km/l |
16,6 km/l |
15,6 km/l |
10,6 km/l |
11,3 km/l |
10,9 km/l |
O Citroën C3 é o modelo irmão do Peugeot 208 e usa o mesmo 1.2 PureTech de 90 cv e 12,2 kgfm de torque. É quase tão econômico quanto, perdendo um pouco no desempenho por culpa da altura do hatchback da Citroën , consideravelmente mais alto do que o 208 . Também não é tão divertido de dirigir pela proposta diferente, voltada para o conforto, e a direção elétrica mole demais. O preço inicial é de R$ 47.490.
LEIA MAIS: Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil. Confira a lista
3º- Chevrolet Prisma 1.4 manual

Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Combinado |
Cida de |
Estra da |
Combinado |
12,9 km/l |
15,4 km/l |
13,9 km/l |
8,8 km/l |
10,7 km/l |
9,6 km/l |
Quando reestilizou o Chevrolet Prisma no primeiro semestre, a General Motors fez o máximo que podia para deixar o motor 1.4 SPE/4 o mais econômico possível. Conseguiram sugar o máximo possível de rendimento, com 106 cv e 13,9 kgfm à disposição, combinado ao câmbio manual de seis marchas. O problema é investir em um, já que a versão mais em conta parte dos R$ 53.990.
4º- Chevrolet Cobalt 1.4 manual

Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Combinado |
Cida de |
Estra da |
Combinado |
12,5 km/l |
15,1 km/l |
13,5 km/l |
8,5 km/l |
10,4 km/l |
9,3 km/l |
Se precisa de espaço, o Chevrolet Cobalt é campeão neste quesito, principalmente no porta-malas. Recebeu mudanças importantes como câmbio manual de seis marchas e direção elétrica, o que ajuda a economizar muito combustível. O problema é conseguir essa versão com motor 1.4, já que está disponível apenas para frotistas – o jeito é procurar um usado de locadora.
5º- Toyota Etios Sedan 1.5 manual

Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Combinado |
Cida de |
Estra da |
Combinado |
12,5 km/l |
15 km/l |
13,5 km/l |
8,5 km/l |
10,3 km/l |
9,2 km/l |
Atualizado no começo do ano, o Toyota Etios teve como grande novidade o início da produção dos motores 1.3 e 1.5 no Brasil, na fábrica em Porto Feliz (SP). A marca aproveitou para mexer um pouco e deixa-los mais eficientes. A opção mais forte e econômica é o 1.5 de 107 cv e 14,4 kgfm, colocado sob o capô da carroceria sedã e combinado ao câmbio manual de cinco marchas, com preços a partir de R$ 49.960.
LEIA MAIS: Os carros baratos mais econômicos do Brasil por até R$ 45 mil
6º- Chevrolet Onix 1.4 manual

Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Combinado |
Cida de |
Estra da |
Combinado |
12,5 km/l |
14,9 km/l |
13,5 km/l |
8,6 km/l |
10,2 km/l |
9,3 km/l |
Apesar de usar o mesmo motor 1.4 SPE/4 de 106 cv e 13,9 kgfm, com etanol, o Chevrolet Onix fica atrás do Prism a em economia, consequência da melhor aerodinâmica do sedã. Perde também no espaço do porta-malas. Por outro lado, é bem mais barato, já que parte de R$ 49.890, R$ 4.100 a menos do que o Prisma .
7º- Nissan March 1.6 manual

Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Combinado |
Cida de |
Estra da |
Combinado |
12,6 km/l |
14,4 km/l |
13,4 km/l |
8,5 km/l |
9,9 km/l |
9,1 km/l |
O mais barato da lista é o Nissan March com motor 1.6 de 111 cv e 15,1 kgfm, que parte de R$ 47.090. O câmbio CVT deveria ajudar na economia, mas não consegue superar a opção com transmissão manual de cinco marchas. E, por incrível que pareça, o rendimento é melhor do que o do Versa – o que não acontece com o motor 1.0, mais econômico na versão sedã do que no hatchback.
8º- Fiat Uno 1.3 manual

Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Combinado |
Cida de |
Estra da |
Combinado |
12,9 km/l |
14 km/l |
13,4 km/l |
9,2 km/l |
10,1 km/l |
9,6 km/l |
A opção mais rápida do Fiat Uno reestilizado é a versão equipada com o novo motor 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm, com etanol. Mesmo com os valores mais altas, continua muito econômico, com o uso de tecnologias como start-stop, desligando o motor em paradas nos semáforos. Parte de R$ 47.640 na versão Way e R$ 49.340 no modelo Sporting , ambos com câmbio manual de cinco marchas.
9º- Fiat Uno 1.3 Dualogic

Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Combinado |
Cida de |
Estra da |
Combinado |
13,2 km/l |
13,7 km/l |
13,4 km/l |
9,3 km/l |
10,1 km/l |
9,6km/l |
Se prefere não trocar marchas, o Fiat Uno com motor 1.3 Firefly continua a render muito quando combinado à transmissão automatizada Dualogic Plus, ativada por botões no console central. Tem todas as melhorias da versão manual, com a vantagem de não ter pedal de embreagem – embora perca em desempenho dinâmico. Custa R$ 51.990 na versão aventureira Way e R$ 53.690 na configuração Sporting.
10º- Honda City 1.5 manual

Gas olina |
Etano l |
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Cida de |
Estra da |
Combinado |
Cida de |
Estra da |
Combinado |
12,4 km/l |
14,6 km/l |
13,3 km/l |
8,6 km/l |
10,3 km/l |
9,3 km/l |
De todos os carros flex da lista, o menos econômico também é o mais caro. A versão DX do Honda City, com motor 1.5 i-VTEC de 116 cv e 15,3 kgfm, é vendida por R$ 60.900 e é a única que pode ser combinada ao câmbio manual de cinco marchas, justamente a configuração que faz o sedã ter um rendimento melhor de combustível.